Frente de trabalho segue no Parque da Matinha

Obra está em fase de escavação

Uma equipe de 10 funcionários da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos segue tocando a frente de trabalho para reconstrução da ponte do Parque da Matinha, localizado na região Centro-Oeste de Anápolis. Com a chegada do período chuvoso ano passado, a estrutura – que faz a ligação entre o Bairro Maracanã e a Vila Santa Isabel – começou a apresentar as primeiras deficiências, mas foi interditada em janeiro deste ano. É um trabalho minucioso, cujo prazo de finalização é de 90 dias.

A fase atual é de escavação. Na prática, uma escavadeira hidráulica é utilizada para remoção do material que está à margem do córrego. “Depois será feita nova compactação, nova fundação e depois o aterro final para recomposição dessa ponte”, diz o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Vinícius Alves. Ele explica que as águas oriundas das fortes chuvas que estão caindo em Anápolis, desde o ano passado, foram as responsáveis por gerar a erosão.

O secretário explica que a parte final do trabalho é a mais demorada. “Será feito um arrimo no local, para canalizar o rio na época de chuva para que a água bata nas alas e a ponte não ceda”, acrescenta. Nesse momento, o trabalho é praticamente artesanal, o que justifica a estranheza de muitos leigos ao saber o período de conclusão de obra.

Erosão na Vila Formosa

Após a finalização do trabalho na ponte do Parque da Matinha, a equipe será deslocada para a erosão que há anos vem engolindo parte da Avenida Federal, localizada na Vila Formosa. Enquanto isso, o terreno foi limpo e o trabalho topográfico está em andamento. Segundo Vinícius, lá é uma obra mais demorada. “Aqui podemos até mudar a geometria do local, para que os veículos passem um pouco mais distantes”, avalia.

Moradora há 42 anos numa casa que fica em frente à erosão, Sebastiana Lemos, diz que já estava descrente de que assistiria a reconstrução da ponte. “Tive até medo de ter que sair de minha casa, agora que vão arrumar fico tranquila”, ressalta.