Protesto contra exportação de animais vivos

 

 

 

Ativistas protestam no porto de Santos no último domingo. Talita Bedinelli (El País)

A mais nova invenção do governo Temer é a liberação para exportar animais (gado) vivos para serem abatidos em outros países. A polêmica da semana passada ocorreu com a exportação de 25 mil cabeças para a Turquia. Depois de receber denúncia de mal tratos, um juiz de Santos proibiu a exportação e os animais ficaram retidos em um navio, durante uma semana.

A situação estava tão grave que o odor exalado pelas fezes dos animais tomou conta da cidade e o Governo Federal teve que agir juntamente com a justiça para liberar a exportação do rebanho. O caso ganhou repercussão nacional e já há um forte movimento para proibir esse tipo de exportação. Os animais vão viajar durante quase um mês em situação precária e devido ao sofrimento, presume-se que centenas de animais não resistirão e poderão ser jogados no mar.

Os animais, com até um ano de idade, pertenciam à Minerva Foods, uma empresa com sede em Barretos (interior de São Paulo), que se apresenta em seu site como “uma das maiores exportadoras de gado vivo do mundo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *