Treinos regulares reduzem em até 35% o risco da doença e melhoram a saúde masculina

No mês que marca a campanha para reforçar a importância da prevenção no combate ao câncer de próstata um estudo do British Journal of Sports Medicine que mostra o impacto positivo da atividade física no para prevenir o avanço da doença merece destaque. De acordo com a pesquisa, que avaliou mais de 180 mil homens e foi divulgada no início deste ano, a prática regular de atividades físicas, associada a outros hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada, pode reduzir em até 35% o risco de desenvolver o câncer, além de diminuir a probabilidade de evolução para casos mais graves.

Segundo os pesquisadores, o aumento do condicionamento físico e a melhora da aptidão cardiovascular promovem adaptações celulares que fortalecem o sistema imunológico, dificultando o surgimento e a progressão do câncer.

Daniel Carlos, treinador da Smart Fit, explica que diversos tipos de exercício contribuem para a saúde cardiovascular e imunológica. “Exercícios aeróbicos, por exemplo, desempenham um papel fundamental, melhorando tanto a respiração quanto a circulação sanguínea, o que ajuda na defesa do organismo”, comenta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) inclui a prática regular de exercícios entre as principais formas de prevenção ao câncer de próstata, ao lado de cuidados como evitar o consumo de álcool e tabaco e manter consultas regulares com o urologista.

A campanha “Novembro Azul” busca conscientizar para a importância dos homens cuidarem da saúde. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revelou que 46% dos homens não têm o hábito de ir ao médico regularmente e mais da metade dos entrevistados afirmaram sofrer com problemas como obesidade e pressão alta, fatores de risco para diversas outras doenças, e que também podem ser resolvidos com a prática de atividade física.

Exercícios regulares atuam na regulação do sistema endócrino, responsável pela produção de hormônios como a testosterona, fundamental para a saúde masculina e que, em níveis adequados, favorece o ganho de força e massa muscular, regula a capacidade de concentração, ajuda a reduzir o estresse e influência na libido. Daniel Carlos explica que a musculação, em especial, contribui para esses ganhos.

“Todas as atividades físicas têm um papel no sistema endócrino, mas a musculação se destaca. Ela exige esforço intenso e recrutamento de fibras musculares, criando um ambiente ideal para a liberação de hormônios anabólicos como a testosterona”, explica.

Sobre o Grupo Smart Fit

O Grupo Smart Fit detém as marcas de academias Smart Fit, Bio Ritmo e Nation CT, as marcas de academias studios Race Bootcamp, Vidya Studio, Tonus Gym, One Pilates e Jab House, além dos produtos digitais Total Pass e Queima Diária. A rede é líder do mercado de academias na América Latina e a quarta maior do mundo em número de clientes. Em março de 2024, o número de clientes ativos chegou a mais de 4,5 milhões nas mais de 1500 unidades do grupo. No Brasil, a Smart Fit está presente em mais de 160 cidades, em todos os 26 estados e Distrito Federal. Fora do Brasil, atua em aproximadamente 140 cidades e 15 países. Conheça mais sobre a Smart Fit no site oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *