Alibra Ingredientes revela tendências para o setor, e como a categoria pode evoluir para proporcionar uma experiência sensorial que supere as expectativas dos consumidores

Segundo a Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), o consumo de sorvetes no país cresceu 15% em 2023, chegando a 438 milhões de litros. Além disso, uma pesquisa da entidade feita com a Empresa Júnior da Fundação Getúlio Vargas (EJFGV) mostrou que o clima é um fator influente nessa decisão de compra para mais de 66% dos consumidores.

Para Tatiana Dantas, Gerente de Marketing da Alibra Ingredientes, referência em ingredientes inovadores para a indústria alimentícia e o mercado food service, os números mostram que a chegada do verão contribui significativamente para o crescimento do setor, mas o consumo médio per capita no Brasil ainda é baixo se comparado a outros a países como Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia e, também, da Europa.

Ainda segundo o estudo, o brasileiro consome uma média de 9,1 litros de sorvete por ano. Em alguns países este número chega a ser três vezes maior. ”Temos muito potencial para crescer e a inovação com certeza é um fator chave de sucesso para elevar este número para outro patamar”, afirma.

A própria ABRASORVETE reforça esse movimento ao revelar os esforços do mercado para adotar novas tecnologias. De acordo com um levantamento da associação realizado com mais de 170 empresários do setor, a inovação é uma prioridade para cerca de 49% dos entrevistados.

“Hoje, há ferramentas tecnológicas e soluções em ingredientes que potencializam a experiência do consumidor de sorvetes, incluindo gelatos, destaca a executiva. “Esses recursos podem ajudar as empresas a criar novas opções e formatos e a aprimorar o sabor, a cremosidade, a textura e a saudabilidade sem abrir mão da indulgência, aumentando o valor agregado do produto final”, completa.

Tendências na indústria de sorvetes
Já é possível enxergar algumas tendências ligadas a ingredientes de alta performance e novas tecnologias no mercado, que vêm compondo as operações de muitas empresas do setor.

  • Inteligência Artificial (IA): muitas marcas usam ferramentas de IA para compreender melhor os comportamentos dos consumidores personalizando suas soluções. Além disso, é possível contribuir para uma melhor experiência na ocasião de consumo.
  •   Ingredientes de alta performance: desenvolvimento de soluções que aprimoram a textura, a cremosidade e o sabor dos sorvetes contribuindo para uma experiência sensorial que supere as expectativas dos consumidores, principalmente nas categorias premium e com apelos saudáveis.
  •     Impressão 3D: para viabilizar designs personalizados e automatizar tarefas, otimizando tempo e qualidade.
  •     Internet of Things (IoT): para monitorar a temperatura e umidade dos produtos durante transporte e armazenamento.

“O mercado global de sorvetes vem evoluindo a cada ano através da diversificação do portfólio e aperfeiçoamento da composição nutricional, por meio de ingredientes de alta performance, sem perder o atributo essencial desta categoria: a indulgência”, enfatiza Tatiana. “Na Alibra, reconhecemos a importância dessa tendência por meio da linha Multmix, que oferece ingredientes de alta performance, com foco especial em estabilidade e textura para sorvetes base leite e água, incluindo açaí. Esses ingredientes são ideais tanto para sorvetes artesanais quanto industriais, e atendem a diversos apelos do mercado. Com essa abordagem, temos plena confiança de que a inovação continuará a impulsionar o crescimento da categoria nos próximos anos.”, conclui

Sobre a Alibra
A Alibra é referência em soluções inovadoras para a indústria alimentícia e o mercado food service. Fornecedora de ingredientes dos principais players nacionais e internacionais do mercado de alimentos, a empresa tem como foco a inovação e o desenvolvimento de soluções customizadas de alto valor agregado. Para isso, utiliza tecnologias e processos exclusivos para proporcionar performance, rentabilidade, conveniência e funcionalidade, aos produtos finais de seus clientes, nas mais variadas aplicações.

Com uma moderna planta fabril, a companhia é pioneira em queijos culinários no Brasil, única fabricante nacional de caseinato e líder na produção de óleos e gorduras em pó no país. Também comprometida com a sustentabilidade, a Alibra adota um modelo de negócio alinhado aos princípios ESG. Para saber mais, visite www.alibra.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *