Boa tarde! Tudo bem? Me chamo Helena e sou assessora da Biologix, healthtech especializada em medicina do sono.
Em razão do Novembro Azul, gostaria de sugerir uma pauta sobre a relação entre distúrbios do sono e o câncer de próstata.
Estudo publicado no jornal Cancer Epidemiology, Biomakers & Prevention revela que homens que sofrem com dificuldades para dormir têm um risco aumentado de desenvolver câncer de próstata. Além disso, a apneia obstrutiva do sono (AOS) pode dificultar o tratamento do câncer devido à redução da oxigenação das células, impedindo que as mesmas se mantenham saudáveis. Por isso a qualidade do sono é tão importante. Dormir bem diminui em 75% as chances de um câncer de próstata avançado, segundo estudo apresentado na conferência da Associação Americana para Pesquisa em Câncer.
Para comentar sobre o tema, coloco à disposição o Dr. Geraldo Lorenzi Filho, Diretor Médico da Biologix e um dos maiores especialistas em medicina do sono no Brasil. Ele pode explicar, com embasamento científico, os mecanismos fisiológicos que relacionam os distúrbios do sono ao aumento do risco de câncer, além de discutir a importância do tratamento da apneia, especialmente para homens em idade avançada – conforme pesquisa da Biologix, 21% dos homens entre 60 e 80 anos apresentam grau moderado de AOS.
Vamos falar? Fico à disposição para fornecer mais informações ou para agendar uma entrevista com o especialista, caso tenha interesse.