Especialista explica que a inteligência artificial no mercado imobiliário “pode tornar este setor tão eficiente quanto o financeiro”

O mercado imobiliário brasileiro vive um momento de grande expansão, com vendas e lançamentos de imóveis atingindo recordes históricos no terceiro trimestre de 2024. Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revelam que as vendas de imóveis cresceram 20,8%, enquanto os lançamentos subiram 20,1% no período.

Além disso, o valor geral de lançamentos alcançou R$ 53 bilhões, um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2023. Esses resultados refletem a recuperação do setor, impulsionada pelo uso do FGTS em programas habitacionais como o Minha Casa Minha Vida e pelo uso crescente da tecnologia.

Nesse cenário, a Inteligência Artificial (IA) se destaca como uma das principais forças motoras da transformação do setor. Ferramentas baseadas em IA vêm otimizando processos como análise de dados de mercado, automação de atendimento ao cliente e gestão de informações, tornando as transações imobiliárias mais ágeis e acessíveis.

Segundo Julio Viana, cofundador e CEO da Plaza, a IA vem simplificando processos, transformando, aumentando a eficiência das imobiliárias e transformando a experiência de locação e compra de imóveis no país. “Acreditamos que o mercado imobiliário pode ser tão eficiente quanto o mercado financeiro. Por isso, criamos tecnologias que simplificam processos e atendem às necessidades de um público que busca agilidade e confiança”, afirma.

Mais do que agilizar atendimentos, a IA também fortalece a capacidade analítica das imobiliárias, oferecendo insights detalhados sobre o mercado, o que contribui para decisões mais assertivas e estratégicas. Um exemplo disso é a Maya, assistente virtual baseada em IA generativa da Plaza, projetada exclusivamente para imobiliárias. A Maya automatiza o primeiro contato com clientes, respondendo dúvidas, sugerindo imóveis e agendando visitas em até 15 segundos, tudo por meio do WhatsApp.

Com a integração de tecnologias inovadoras, como a IA generativa, o mercado imobiliário brasileiro está preparado para sustentar seu crescimento robusto, explorando novos horizontes e garantindo que a experiência de locação e compra de imóveis seja cada vez mais eficiente e personalizada.

———————————————-xxxxx———————————————

Curtiu essa sugestão? Se tiver interesse em abordar o assunto, o especialista está à disposição para entrevistas. Abaixo encaminho um breve resumo sobre o especialista mencionado.

especialista: Julio Viana é o cofundador e CEO da Plaza, uma proptech focada em inteligência artificial para o mercado imobiliário. formado em Economia pela UFPE e com mestrado na London School of Economics (LSE), tem mais de oito anos de experiência no setor. fundou a InfoProp, vendida ao Grupo Zap VivaReal, e em 2022 criou a Plaza para ajudar imobiliárias a usarem tecnologia para fechar mais negócios.

 

Julio Viana, CEO da Plaza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *