
Uma operação conjunta, realizada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR) e o Batalhão Rural (BPMRURAL) da Polícia Militar, desmantelou grupo criminoso especializado em furto e receptação de defensivos agrícolas. A ação resultou na apreensão de cerca de 958 itens de agrotóxicos ilegais, dois veículos utilizados no transporte dos produtos ilícitos e a prisão de suspeitos envolvidos no crime. A investigação teve início após o furto de defensivos agrícolas avaliados em R$ 600 mil, ocorrido em uma fazenda localizada na zona rural de Aruanã. Com o avanço das investigações e o compartilhamento de informações entre as forças de segurança, foi possível identificar os veículos e os suspeitos envolvidos no crime.
No decorrer da operação, uma equipe policial localizou e abordou uma Toyota Hilux prata, conduzida por um dos suspeitos. Após buscas, foram encontrados diversos galões de defensivos agrícolas sem comprovação de origem. O motorista admitiu participação no esquema e indicou um galpão no Setor Residencial Brasil Central, em Goiânia, onde estaria armazenada a carga furtada.
Em seguida, outra equipe localizou um Fiat Uno branco, também utilizado na ação criminosa. O condutor, ao ser abordado, apresentou documentos falsos e confessou envolvimento no crime, apontando que o restante dos produtos estava no galpão. Com autorização, os policiais realizaram a entrada no local e encontraram centenas de embalagens de agrotóxicos de diversas marcas e tipos.
A operação resultou em duas prisões em flagrante por receptação qualificada, crime ambiental e uso de documento falso; apreensão de 958 itens de agrotóxicos furtados; tamb´me foi cumprido mandado de prisão contra um dos detidos, que era foragido da Justiça do Rio Grande do Sul; identificada uma empresa suspeita de envolvimento na receptação e comercialização irregular dos produtos ilícitos; dois carros apreendidos. Com isso, as polícias goianas conseguiram desarticular a logística criminosa utilizada na distribuição dos produtos ilegais.