
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (DECAR), com apoio da Polícia Civil de São Paulo, através da Delegacia de Investigações Gerais de Ourinhos, deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva, nesta terça-feira (25), em desfavor de investigado por envolvimento em esquema criminoso de desvio de cargas de soja.
As investigações apontam que o investigado utilizava um caminhão para realizar o carregamento legítimo das mercadorias e simular o transporte destas para os destinos contratados. No entanto, a carga nunca chegava ao destinatário final. Para ocultar o crime e retardar sua descoberta, o investigado apresentava tickets de descarga falsificados, simulando a entrega da carga e enganando as empresas contratantes. Ademais, o caminhão era registrado em nome de pessoa jurídica, conferindo ainda mais confiabilidade ao criminoso.
Foi constatado que o investigado utilizou esse método para desviar duas cargas de soja entre novembro e dezembro de 2023, totalizando mais de 100 toneladas de grãos, causando prejuízos financeiros significativos às transportadoras que lhe contrataram como motorista terceirizado.
Diante das provas colhidas e da reiteração criminosa, o Poder Judiciário determinou a prisão preventiva do investigado, que foi cumprida na cidade de Ourinhos/SP.
Os esforços policiais continuam no intuito de prender outro integrante do esquema criminoso, que utilizou o mesmo caminhão para desviar cargas de soja valendo-se do mesmo modus operandi.