Profissionais habilitados em eletrotécnica, eletrônica, edificações, meio ambiente, biocombustíveis, energia renovável, mecânica, automação industrial, química, entre outras modalidades técnicas, destacam-se na elaboração de estudos, execução de projetos e prestação serviços nas áreas de infraestrutura, pesquisa e inovação tecnológica.
A transição energética nacional demanda trabalho especializado nas áreas de infraestrutura, pesquisa e inovação tecnológica. Neste cenário destacam-se os técnicos industriais habilitados em eletrotécnica, eletrônica, edificações, construção civil, meio ambiente, biocombustíveis, energia renovável, mecânica, automação industrial, química, entre outras modalidades técnicas.
Estes profissionais registrados no Sistema CFT/CRTs aplicam conhecimento e experiência em estudos, projetos e serviços que promovem o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Brasil.
TÉCNICOS EM TODO O BRASIL
Mais de 825 mil técnicos industriais estão registrados no Sistema CFT/CRTs. Dados do Painel da Fiscalização revelam que aproximadamente 60% destes profissionais estão habilitados e exercem a profissão em modalidades técnicas indispensáveis à transição energética nacional.
INCENTIVO E FINANCIAMENTO
Políticas de incentivo e programas de financiamento estimulam ações no setor público e na iniciativa privada. Entre os incentivos está o Paten, Programa de Aceleração da Transição Energética, instituído pela Lei Federal nº 15.103/2025.
Este programa do Governo Federal aproxima as instituições financiadoras das empresas interessadas em desenvolver projetos de energia sustentável; permite a utilização de créditos detidos pela União; promove a geração e o uso eficiente da energia de baixo carbono; estimula atividades relacionadas à transição energética em regiões carboníferas, entre outros benefícios.
CONTRIBUIÇÕES DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS
Energia renovável e biocombustíveis
Estes profissionais são especializados no desenvolvimento e implementação de projetos de energia solar, eólica, biomassa e biocombustíveis. Entre as atribuições também estão os serviços especializados de operação e manutenção de usinas de energia renovável.
Eletrotécnica e eletrônica
Técnicos em eletrotécnica e eletrônica são essenciais na instalação, manutenção e otimização de sistemas de energia renovável, como painéis solares e parques eólicos. Também atuam no desenvolvimento de redes inteligentes, que permitem a distribuição eficiente da energia gerada por fontes renováveis. Além disso, são importantes nas áreas de diagnóstico e eficiência energética, onde atuam para reduzir o consumo de energia.
Meio ambiente
Técnicos em meio ambiente monitoram e controlam os impactos ambientais dos projetos de energia renovável, garantindo que sejam realizados de forma sustentável. Estes profissionais também atuam na gestão de resíduos e na recuperação de áreas degradadas.
Edificações e construção civil
Técnicos em edificações e construção civil podem projetar e construir unidades com alta eficiência energética, utilizando materiais sustentáveis e sistemas de energia renovável integrados.
Mecânica e automação industrial
Profissionais habilitados nestas duas modalidades são essenciais na indústria de equipamentos para energia renovável, desde a fabricação de turbinas eólicas até o desenvolvimento de novas tecnologias de armazenamento de energia. A otimização de processos industriais, redução do consumo de energia e a utilização de fontes renováveis, também estão previstas entre as atribuições previstas no exercício legal da profissão.
Química
Resolução conjunta do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) Conselho Federal de Química (CFQ), define as atribuições, campos de atuação e prerrogativas destes profissionais que atuam em áreas impactadas pela transição energética. No setor petrolífero os profissionais registrados estão aptos a aplicar conhecimento no controle ambiental, qualidade e produtividade em uma das principais matrizes energéticas do mundo.
NORMATIZAÇÃO E FISCALIZAÇÃO
O Conselho Federal dos Técnicos Industriais é (CFT) é uma autarquia federal que edita resoluções que definem atribuições, campos de atuação e prerrogativas profissionais. A fiscalização sobre o exercício legal da profissão de responsabilidade dos conselhos regionais que integram o Sistema CFT/CRTs.