A empresa comemora 78 anos neste 25/03, o projeto visa aumentar sua capacidade produtiva em 40% nos próximos três anos e 100% em uma década, com investimento em inovação, tecnologia, inteligência artificial, aumento de produtividade e eficiência. O laboratório pretende agregar mais 250 produtos nos próximos anos

O Laboratório Teuto promoveu o XII Encontro Nacional de Distribuidores e Parceiros, no dia 18/03, no 033 Rooftop Santander, em São Paulo. Na ocasião, 450 convidados puderam conferir as perspectivas e a visão de futuro para clientes, parceiros e colaboradores de todo o país, com destaque para a estratégia que prevê o aumento da capacidade produtiva em 40% até 2027 e dobrar de tamanho nos próximos 10 anos.

A empresa reforçou os seus pilares com o bem-estar, saúde e qualidade de vida, bem como compliance, desenvolvimento e crescimento sustentável. O jantar oferecido aos participantes antecipou as comemorações dos 78 anos do laboratório, que serão completados no próximo dia 25 de março. Também foi comemorada a premiação obtida pelo Laboratório Teuto no ranking Maiores e Melhores da Revista Exame de 2024, que o colocou em terceiro lugar na categoria “Farmacêutico e Beleza”.

Diretor-presidente do Teuto, Marcelo Leite Henriques revelou que a companhia vai continuar, como vem fazendo há duas décadas, mantendo um ritmo de crescimento acima da média do mercado. Para tanto, vai investir na modernização do seu maquinário, no aumento de produtividade e na inteligência artificial.  “Em um mercado de competição cada vez mais acirrado, temos que nos preparar para ser mais eficientes, eficazes e rentáveis”, argumentou.

Marcelo destacou que a estratégia da empresa é continuar apostando em produtos biológicos, complexos, inovadores e de patentes, mas sem se descuidar dos genéricos e similares, segmento de mercado no qual o laboratório é líder em 26 estados da federação. O diretor-presidente projeta lançar 250 produtos no portfólio nos próximos anos. Marcelo também anunciou que pretende ampliar as parcerias com países como Coreia do Sul, Estados Unidos, Europa e a China, que detém o futuro da biotecnologia.

História fundada em confiança e parcerias de sucesso

Reforçar os laços com as parcerias é outra estratégia que foi reforçada neste XII Encontro. É o caso do que acontece com o Grupo Nova Distribuidora de Medicamentos, com sede em Fortaleza, no Ceará, e com filiais em Pernambuco e na Bahia. Jorge Henrique é representante do Grupo Nova e revela que há 10 anos participa do encontro com o Teuto, a sinergia entre as marcas é reflexo “dos valores semelhantes que unem as duas empresas”. O executivo parabenizou o Teuto pelos seus 78 anos.

Outro entusiasta da parceria é Nilton Janino, diretor comercial da Abrafad (Associação Brasileira das Redes Associativas de Farmácias e Drogarias), que representa 5.600 CNPJs no país. Ele lembrou que o Teuto se destaca no mercado pela “seriedade, competência e honestidade”. Em sua opinião, o laboratório está na direção certa ao investir fortemente em tecnologia, inteligência artificial e aumento de produtividade. “Eu acho que isso demonstra tudo aquilo que uma empresa de vanguarda tem para ser destaque no cenário nacional”, sintetizou.

Juliano Vinhal, diretor da distribuidora Meditem, de Minas Gerais, é parceiro do laboratório há três décadas e participa dos encontros do Teuto desde a primeira edição. Vinhal comenta que acompanhou todo o crescimento da companhia, desde quando os atuais dirigentes ainda eram crianças. “Nós, da Meditem, temos um carinho muito grande por esse laboratório. Hoje eles representam uma importância gigante para o nosso mercado; é uma marca muito forte, consagrada, que se traduz em qualidade e confiança”, argumenta.

Outro distribuidor que reforça a importância da sinergia com o Teuto é João Gilberto Santarém, diretor comercial da Enefarma, com forte atuação no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Santarém destaca que o Teuto é um dos parceiros mais rentáveis, e que os laços criados com a empresa são muito importantes para os negócios de hoje. “O Teuto é um parceiro que a gente só tem a agradecer pela confiança e pela credibilidade depositada em nosso trabalho e na nossa empresa”, observa.

Valores que persistem

O presidente do Conselho de Administração do Teuto, Ítalo Melo, saudou os 78 anos da empresa e lembrou que o seu pai, Walterci de Melo, ficaria muito contente de ver o crescimento que a empresa alcançou nos últimos 11 anos de sua ausência. “Triplicamos o faturamento do Teuto graças a vocês”, observou. Ele agradeceu a presença, a confiança e a parceria de todos os participantes e acrescentou que “a empresa está melhor porque seguimos a máxima do meu pai: hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje”. Segundo ele, “este espírito está vivo dentro da empresa e o nosso papel é o de não deixar ele morrer”, finalizou.