O Brasil bateu recorde de vendas de carros em 2024, segundo Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)

O setor automotivo é um dos mercados mais lucrativos, dinâmicos e resilientes da economia. Independente do cenário atual ou da inflação, o carro é uma paixão nacional, tanto é que em 2024, a soma de vendas de novos e usados chegou à marca de 14,2 milhões de veículos leves vendidos, maior resultado na história do país, de acordo com um levantamento da Anfavea.

No ano passado houve um aumento de 36% das concessões de crédito para financiamento de veículos novos e usados. Os dados mostram que a alta demanda na compra de carros impacta positivamente outros negócios no setor, como limpeza, manutenção, acessórios e a intermediação nas vendas, já que ao comprar um veículo novo, as pessoas precisam vender o antigo.

O mercado automotivo segue crescendo de forma acelerada e a Vaapty, líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil, tem acompanhado essa alta. Esse movimento abre espaço para empreendedores que desejam atender a essa demanda crescente com eficiência e inovação.

“O modelo de negócio da rede é o C2B (Consumer to Business) exclusivo, que conecta diretamente vendedores de veículos a uma rede de mais de 25 mil compradores ativos, composta por concessionárias, revendedores e empresas. Esse formato facilita a intermediação, com resultados rápidos, escaláveis e leva solução para esse público. Se antes, vender um carro seria algo trabalhoso e demorado, a Vaapty desconstrói essa ideia, realizando a negociação em 40 minutos”, diz Ycaro Martins, CEO e sócio fundador da Vaapty.

A ideia de empreender no setor automotivo através de uma franquia também é uma tendência no país. De acordo com o último balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o crescimento de negócios no segmento de serviços automotivos cresceu em 13,3% em 2024. Investir em um modelo testado e aprovado é uma decisão estratégica para quem busca minimizar riscos e maximizar resultados, já que a empresa oferece treinamento completo e suporte contínuo para os franqueados.

Além da venda em 40 minutos, a franqueadora também investiu em tecnologias para acelerar o crescimento e os ganhos da rede, como a Inteligência artificial para vistoriar e periciar os veículos. A VA AutoCheck mostra falhas como batidas, pintura, trazendo muito mais facilidade e agilidade na hora de periciar o carro.

“A inovação otimiza 80% do tempo de uma perícia normal e gera uma redução de custo de mais de 53%. Com a implantação dessa novidade, a Vaapty se torna a primeira rede de franquias de venda de veículos a oferecer esse serviço. A Auto Check também será comercializada para todo o setor automotivo, não apenas para a Vaapty, visando a diminuição de falhas no processo do mercado de vendas, como um todo e trazendo mais segurança para quem está comprando”, explica Martins.

Integrar a loja física com o online é outra estratégia usada pela rede para alavancar os ganhos em diferentes frentes, como a possibilidade do cliente sair de carro zero no mesmo dia que fizer a venda do seu usado:

“Nosso objetivo com a Vuupty é oferecer mais uma solução completa ao cliente. Estamos lançando uma plataforma exclusiva para os nossos franqueados ampliarem suas vendas, com a possibilidade de oferecer planos de assinatura de veículos zero quilômetro e receber comissão por isso. Antes, o cliente entregava o carro usado e saía a pé. Agora, ele pode sair dirigindo um veículo novo, devido às parcerias que estamos firmando com grandes locadoras. Nossa visão é que, em breve, essa plataforma também esteja disponível para o público em geral, oferecendo serviços financeiros, seguros, e a compra e venda de automóveis validados pela nossa rede de franquias”, afirma o CEO da Vaapty.

Em 2024 a rede chegou a 350 unidades vendidas pelo país e é líder absoluta de mercado. Para 2025 o objetivo é vender mais de 500 unidades e faturar R$2.2 bilhões.