
João Paulo, Ana Augusta e Luana Moura (com o bebê) ao lado do presidente Lula: trajetórias transformadas por políticas públicas. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Sabemos da extraordinária força de vontade e da capacidade de trabalho do povo brasileiro. O Brasil está no rumo certo. Gerando renda e oportunidade para quem quer melhorar de vida. Cuidando de todas as pessoas, sobretudo de quem mais precisa. Este é o Brasil que estamos construindo”
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Além de números, percentuais e cifras, as conquistas de um país são representadas pelas trajetórias das pessoas. Esse é o caso da doméstica Ana Augusta, da jornalista Luana Moura e do advogado João Paulo Ribeiro, que narraram suas experiências com políticas públicas federais durante o evento “O Brasil dando a volta por cima”, em Brasília, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
» Íntegra do discurso do presidente Lula
» Confira publicação apresentada durante o evento
O objetivo do evento foi apresentar um balanço das principais entregas do Governo Federal nos dois primeiros anos da atual gestão e anunciar novidades, como a ampliação do Minha Casa, Minha Vida, a antecipação do 13º para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo INSS e a implantação da TV 3.0.
“Eu vim da periferia do Distrito Federal. De uma família pobre. Morava eu, minha mãe e o meu irmão. Minha mãe era cabeleireira e parecia impossível eu me tornar advogado”, recordou João Paulo. Ele estudou em escola pública, a mãe recebia o Bolsa Família e a faculdade privada foi possível com ajuda do financiamento estudantil. “Era uma impossibilidade ser advogado em Brasília numa faculdade privada. E através do FIES (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) eu consegui. Fui aprovado na OAB-DF antes mesmo da conclusão do curso”, orgulhou-se.
“Sabemos da extraordinária força de vontade e da capacidade de trabalho do povo brasileiro. O Brasil está no rumo certo. Gerando renda e oportunidade para quem quer melhorar de vida. Cuidando de todas as pessoas, sobretudo de quem mais precisa. Este é o Brasil que estamos construindo”, afirmou o presidente Lula, em seu discurso.
Com o total dos medicamentos que pego da Farmácia Popular, dá para economizar R$ 300 por mês. O dinheiro a mais me permite comer mais frutas, legumes e outros alimentos”
Ana Augusta, baiana de Irecê
DIGNIDADE – Se na vida de João a mudança se deu por meio do Bolsa Família e do FIES, para a baiana de Irecê Ana Augusta, o Farmácia Popular, que oferece 100% dos medicamentos e insumos gratuitamente, tem sido essencial. “Eu quero agradecer a oportunidade de representar mais de 24 milhões de brasileiros agraciados com o Farmácia Popular. O programa me deu dignidade. Sou asmática, diabética e tenho meus medicamentos”, contou. Para ela, a gratuidade se reverte em qualidade de vida. “Com o total dos medicamentos que pego da Farmácia Popular, dá para economizar R$ 300 por mês. O dinheiro a mais me permite comer mais frutas, legumes e outros alimentos”, ressaltou.