A Cia Celg de Participações – CelgPar, inaugurou na última quarta-feira (09.04), a Usina Fotovoltaica da Universidade Estadual de Goiás, na cidade de Anápolis, às 9h, na Fazenda Barreiro do Meio. O evento contou com as presenças do presidente da CelgPar, Fernando Navarrete; do reitor da UEG, Antonio Cruvinel Borges Neto; do subsecretário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes, Renato Rodrigues de Lyra (SGG); dos deputados estaduais Antônio Gomide e Amilton Filho; e dos vereadores de Anápolis, Alex Martins e Marcos Carvalho.
Com um investimento de mais de R$ 30 milhões feito com recursos próprios da CelgPar, que é uma sociedade de economia mista e de capital autorizado cujo o acionista majoritário é o Estado de Goiás, o complexo da Usina Fotovoltaica Celgpar/UEG em Anápolis foi entregue com 11.760 placas em uma área de 100.000 m². O terreno foi disponibilizado pela UEG em convênio com o CelgPar, como parte do Programa de Eficiência Energética do Governo de Goiás, sob a coordenação da Secretaria Geral de Governo – SGG.
O empreendimento tem capacidade de geração de 12.633 MWh/ano, o que projeta uma economia de até 64,5% nas contas de energia da UEG e da Secretaria de Educação do Estado. Para efeito de comparação, a usina é capaz de alimentar mais de três mil residências de padrão médio, com impacto ecológico equivalente ao plantio anual de mais de sete mil árvores ou a retirada de 370 veículos das ruas.
Em seu discurso o reitor da UEG, Antonio Cruvinel parabenizou a equipe da UEG e da CelgPar pela importância da obra. “Esta usina vem para trazer vários pontos agregados. O primeiro deles é trazer para a cidade que nos hospeda a melhoria da qualidade energética. Além disso, também, a UEG ganha na redução do custeio e se torna uma instituição cada vez mais eficiente”, afirmou.
O presidente da CelgPar, Fernando Navarrete salientou o projeto da Usina Fotovoltaica da UEG como estratégico para o governo do estado. “Goiás é hoje um dos estados mais dedicados ao investimento de energias renováveis e esse é um dos compromissos do Governo do Estado de Goiás, acionista majoritário da CelgPar. Portanto, hoje é um dia de muita alegria em que destaco o empenho do reitor da UEG em brigar para que essa obra entrasse no radar do Programa de Eficiência Energética”. Navarrete, destacou por último que além da economia, a instituição ganha um espaço de ensino e pesquisa no câmpus de Anápolis”.
Renato Rodrigues de Lyra, que no ato representou o secretário Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou o pioneirismo da UEG e da CelgPar na vanguarda do desenvolvimento econômico sustentável. “Talvez hoje, o maior projeto que exista no mundo seja a questão da transição energética. Estamos andando na mesma direção do mundo e esse momento é muito representativo para o estado e para o Brasil inteiro”, explicou.