Evento no Expo Center Norte reúne os principais avanços científicos, econômicos e tecnológicos do setor
Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

De 22 a 24 de maio de 2025, São Paulo será palco da 4ª edição da Medical Cannabis Fair e do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal. Os dois eventos simultâneos são considerados os epicentros de debates sobre avanços científicos, regulatórios e econômicos do segmento no Brasil. E o Panorama Farmacêutico é mídia oficial do evento, organizado pela Sechat.
Com expectativa de reunir mais de 5 mil visitantes e 1 mil congressistas, o encontro acontecerá no Expo Center Norte e congregará profissionais da saúde, indústria, agronegócio, investidores, pesquisadores, empreendedores e representantes de políticas públicas.
A feira contará com 60 estandes e 100 marcas expositoras, apresentando ao público inovações do Brasil e do Exterior com foco no uso medicinal e industrial da cannabis. Isso abrange desde medicamentos, cosméticos e alimentos funcionais, até tecidos, suplementos, bioplásticos e soluções agrícolas baseadas em cânhamo industrial.
“Os eventos consolidam o Brasil como um dos polos mais relevantes na discussão global sobre o tema. Estamos conectando ciência, mercado e sociedade, com a proposta de reforçar a cannabis medicinal como ferramenta legítima de cuidado à saúde”, ressalta Daniel Jordão, diretor geral da Sechat.
Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal terá mais de 100 palestras
Já o Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal atraiu mais de 100 palestrantes e 1.200 congressistas, entre especialistas nacionais e internacionais. A programação foi distribuída em módulos temáticos que exploram as múltiplas aplicações da planta.
- MedCan – Especialidades: uso avançado da cannabis em diferentes especialidades médicas
- MedCan – Sistema Endocanabinoide: formação básica e clínica
- Vet Cannabis: uso veterinário
- Odonto Cannabis: aplicações odontológicas
- Business Cannabis: negócios e investimentos
- Agro Tech Cannabis: potencial agrícola e industrial do cânhamo
- Agro em destaque e acesso digital ampliado: realizado em colaboração com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), instituição que lidera estudos sobre o cultivo da cannabis e do cânhamo em solo brasileiro
Cannabis: a nova soja para o agro brasileiro?
No dia 19 de maio, a Anvisa e o MAPA devem anunciar oficialmente as regras para o cultivo de cannabis no Brasil, após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A medida pode destravar o potencial de um mercado promissor e colocar o Brasil entre os mais de 60 países que já regulamentaram o cultivo para fins medicinais e industriais.
Especialistas apontam que a cannabis pode se tornar uma das culturas mais rentáveis do agronegócio brasileiro, especialmente o cânhamo industrial, que possui ampla aplicação na indústria têxtil, cosmética, alimentícia, construção civil, biocombustíveis e até plásticos biodegradáveis.
Estudos da consultoria Kaya Mind apontam que a cadeia produtiva da cannabis poderá movimentar mais de R$ 26 bilhões por ano no Brasil, impulsionando setores como saúde, cosméticos, alimentação, construção civil e agricultura regenerativa.
“A regulamentação inteligente e baseada em evidências é o caminho para destravar todo o potencial econômico e social da cannabis no Brasil”, endossa Jordão.
4ª Medical Cannabis Fair e Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal
Data: 22 a 24 de maio de 2025
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo (SP)
Inscrição: Gratuita para profissionais da saúde (mediante credenciamento online neste link)