Carga captada em vários estados brasileiros foi enviada à África e ao Oriente Médio

Responsável por 27% da exportação de açúcar realizada pelo Porto de Santos, o Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), da VLI, acaba de registrar os primeiros embarques da safra 2023 da commodity. Por meio do sistema integrado da VLI, o açúcar captado em estados como Goiás, Minas Gerais e São Paulo é armazenado no Terminal Integrador de Guará, em São Paulo, de onde é levado ao Tiplam pela Ferrovia Centro-Atlântica. Os dois primeiros navios partiram em direção à África e ao Oriente Médio, regiões que, juntamente com a Ásia, reúnem os principais destinos do açúcar produzido no Brasil.

“Por meio do Tiplam e dos serviços logísticos multimodais ofertados pela VLI, conseguimos realizar a mobilidade e o embarque do açúcar de forma ágil, eficaz e segura, sempre com o objetivo de gerar valor ao negócio dos nossos clientes, contribuindo também com o avanço das exportações brasileiras”, afirma o gerente Comercial de Açúcar da VLI, Jandher Carvalho.

A perspectiva para a safra 2023/2024 de cana-de-açúcar é positiva, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que prevê um aumento de 4,4% em comparação com a safra 2022/2023, com a produção de 637,1 milhões de toneladas. Os fluxos de açúcar têm início em maio e seguem até o segundo semestre, com picos de volume nos meses de junho, julho e agosto. Para dar vazão aos carregamentos, a companhia utiliza o Corredor Logístico Centro-Sudeste da FCA.

Ferrovia Centro-Atlântica

O embarque de cargas realizado no Tiplam é uma das etapas fundamentais de uma cadeia logística de alta performance criada pela VLI no Corredor Centro-Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica, uma rota de alta relevância para o escoamento de granéis agrícolas. Os terminais integradores de Guará (açúcar) e Uberaba (grãos) recebem e encaminham para o Tiplam, através da FCA, a safra de algumas das principais regiões produtoras do país como Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

A capacidade do Tiplam em exportar grãos e açúcar por meio da integração entre porto e ferrovia é um de seus diferenciais. O processo de escoamento de produtos acontece com agilidade, através do processamento de, em média, oito composições por dia, cada uma com 84 vagões. O sistema utilizado pela VLI nas atividades de exportação consiste no embarque simultâneo com dois carregadores (ship loaders) com produtividade de até 72 mil toneladas embarcadas por dia.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da prestação de serviços multimodais, que envolvem a integração de portos, ferrovias e terminais, gerando eficiência e valor para o negócio dos clientes e para a economia brasileira. A companhia engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

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