A artesã Amanda Ansaldo, especialista em costura criativa, afirma que os produtos feitos à mão geram diversos benefícios: desde ser uma ótima fonte de renda até ser uma atividade terapêutica para quem os faz

Tecidos, linhas, agulha e muita criatividade! Materiais simples e de baixo custo podem, sim, ser transformados em peças úteis e atrativas. Alguns exemplos são bolsas, nécessaires, cestos organizadores e almofadas, que são utilizados no dia a dia de adultos e crianças, além de garantir um colorido todo especial na decoração da casa.

E este mercado está sendo cada vez mais buscado, principalmente por mulheres que sonham em ter um negócio de sucesso sem a necessidade de fazer grandes investimentos iniciais. Amanda Ansaldo, frente à empresa “Passo a Passo Criativo”, sente na prática esta escalada de crescimento. Somente em seu Instagram (@passoapassocriativo) ela acumula mais de 688 mil seguidores, enquanto que o seu canal no Youtube (Passo a Passo Criativo) já possui mais de 362 mil inscritos.

“A costura é uma ótima forma para empreender hoje. Você pode trabalhar em um cantinho da sua casa e fazer peças maravilhosas para a venda. Muitas famílias têm uma máquina de costura parada em casa. Peça emprestado, comece aos poucos e vá fazendo o seu negócio crescer”, sugere Amanda.

O fortalecimento do artesanato tem sido conquistado por um movimento dos próprios artesãos. Até pouco tempo atrás, ao falar sobre peças artesanais, o nosso pensamento era remetido apenas para as feirinhas dos centros das cidades. Hoje já é possível ver artesanatos em lojas de decoração e moda, ganhando até mesmo as passarelas internacionais, com preços que valorizam este mercado.

“Além de fazer peças bonitas e bem-acabadas, o artesão precisa cuidar de seu posicionamento digital, com uma boa divulgação da sua marca, e precificar corretamente. Ainda tem muita costureira, por exemplo, que cobra apenas R$ 10 reais para fazer uma barra. Isso não pode acontecer! Pois, além da mão de obra dela, há um custo do desgaste da ferramenta – no caso, a máquina de costura –, energia elétrica, a linha…”, ressalta Amanda Ansaldo, que também lançou recentemente a “Escola de Costura Criativa Amanda Ansaldo” (além de aprender o passo a passo de peças vendedoras, o aluno também tem orientações de como empreender no atual mercado artesanal).

Homens e mulheres podem se beneficiar da criação de produtos artesanais. Segundo Amanda Ansaldo, dentro da costura, por exemplo, os nichos que possuem mais destaque são: reparos, peças sob medida, patchwork, bonecas e costura criativa. Contudo, existem uma infinidade de técnicas artesanais que também podem ser exploradas.

Independentemente de qual caminho escolher, a busca de conhecimento se faz necessária. “É preciso entender como funcionam os materiais, os segredos de tudo que a técnica pode oferecer para criar projetos bonitos e bem-acabados, além, é claro, da necessidade de fazer um curso de gestão. Pois de nada adianta você saber costurar maravilhosamente bem, mas não saber cobrar corretamente e administrar o seu negócio como um todo”, alerta a especialista.

Benefícios para a saúde

Vale ressaltar que fazer artesanato também traz benefícios à saúde física e mental, já que estimula a concentração e o foco. Além disso, fazer artesanato desenvolve a coordenação motora e estimula a criatividade. É fato: quem faz artesanato mais de três vezes por semana sente-se mais tranquilo. Afinal, o trabalho manual contribui para o bem-estar e para uma melhor qualidade de vida. “Costurar ainda ajuda no nosso humor e na nossa autoconfiança. Quando você consegue ‘desligar’ um pouco a sua mente dos problemas, fica mais fácil sorrir e praticar o bom humor. E como temos que tomar decisões em todo o processo da costura, por exemplo, a autoconfiança também é muito estimulada”, conclui Amanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *