Segundo Ricardo Novack, sócio-diretor da Sucess Odonto, as IAs podem oferecer um atendimento mais personalizado aos clientes e reduzir custos operacionais dos consultórios

A evolução tecnológica tem proporcionado inúmeras oportunidades para aprimorar o atendimento ao cliente em diversos setores, inclusive na área da saúde. No contexto das clínicas odontológicas, por exemplo, a implementação de inteligências artificiais, como o ChatGPT, pode trazer benefícios significativos tornando o processo de atendimento mais eficiente e agradável para os pacientes.

De acordo com Ricardo Novack, sócio-diretor da SucessOdonto, maior grupo de gestão e marketing na área de odontologia da América Latina, um dos principais benefícios da inteligência artificial no atendimento odontológico é a agilidade no atendimento. “As IAs permitem que os pacientes obtenham informações e agendem consultas de forma rápida e eficiente. Com o uso desse tipo de tecnologia, é possível automatizar respostas para perguntas frequentes sobre tratamentos, horários disponíveis, valores e outras questões comuns para o setor”, revela.

Esse atendimento ágil, geralmente, está disponível 24 horas. “Enquanto as clínicas odontológicas possuem horários limitados de funcionamento, um assistente virtual baseado em inteligência artificial, como o ChatGPT, pode estar disponível a qualquer momento dos sete dias da semana, permitindo que os pacientes tenham acesso a informações e agendamentos mesmo fora do horário comercial”, pontua.

Novack aponta que as facilidades durante a triagem e orientações pré-consultas são mais um diferencial das inteligências artificiais. “O assistente virtual pode realizar uma triagem básica dos sintomas e orientar os pacientes antes mesmo da consulta, oferecendo informações sobre cuidados pós-operatórios, respostas para perguntas sobre procedimentos específicos e tranquilizando os pacientes. Esse tipo de tecnologia é capaz de reduzir a ansiedade e aumentar a confiança no tratamento”, relata.

Atendimento personalizado e redução nos custos operacionais são mais alguns dos pontos que transformam a inteligência artificial no próximo passo para a melhoria da relação entre clínicas e pacientes. “As IAs podem ser programadas para reconhecer clientes recorrentes, lembrando de suas preferências e histórico de tratamentos. Com isso, é possível fornecer uma assistência mais personalizada, oferecendo recomendações específicas e antecipando as necessidades dos pacientes. Além disso, as clínicas odontológicas podem reduzir a necessidade de atenção em processos mais simples, com a automação de procedimentos rotineiros permitindo que a equipe se concentre em tarefas mais complexas”, declara Novack.

Para o especialista, esse movimento é inevitável na área odontológica. “A inteligência artificial, aliada ao conhecimento e habilidades dos profissionais de odontologia, pode levar a um atendimento de alta qualidade e a uma experiência positiva não só para a clínica, mas também para os pacientes”, finaliza.

Sobre Ricardo Novack

Ricardo Novack é formado em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Hoje, é sócio-diretor do maior grupo de gestão e marketing na área de Odontologia da América Latina, composto por sete empresas. O grupo nasceu em 1990, criado pelos seus pais Roberto e Valéria e possui mais de 5 mil clínicas com contratos ativos, todos devidamente acompanhados por empresas do grupo. O especialista já ministrou cursos em diversas áreas do país, e internacionalmente na Universidade da Flórida em Gainesville-FL.

Outro grande feito foi um curso presencial realizado em 2022, que contou com a participação de 5 mil dentistas. O seu maior objetivo e motivador profissional é a valorização da classe, por meio da excelência de atendimento e pacientes plenamente satisfeitos com seus novos sorrisos. 

Para mais informações, acesse www.sucessodonto.com.br e pelas redes sociais @rinovack.

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