Parceria busca alternativas ecológicas na construção civil.
Com a doação de filtros de cigarros apreendidos pela Receita Federal em Mundo Novo/MS, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizou um estudo cujo objetivo foi investigar a viabilidade de incorporar esses filtros em tijolos solo-cimento, uma opção ecologicamente correta que não envolve o processo de queima tradicional.
Os resultados do estudo revelaram um bom cenário, demonstrando que é possível utilizar os filtros de cigarros apreendidos na produção de tijolos solo-cimento. Essa descoberta tem o potencial de contribuir para a redução de resíduos e o estímulo à busca de soluções mais sustentáveis na indústria da construção civil.
Essa colaboração entre a Receita Federal e a UEMS destaca a importância das parcerias entre instituições públicas e acadêmicas para impulsionar ações inovadoras em prol do meio ambiente. Além disso, o estudo incentiva a adoção de práticas mais responsáveis e amigáveis ao meio ambiente na indústria da construção, buscando soluções que promovam um desenvolvimento sustentável.