As vendas aumentaram 0,5%, de acordo com levantamento feito pela Abramat. Em Goiás, o mercado varejista comemora o marco e projeta ascensão para os próximos meses.
O consumo na indústria de materiais de construção aumentou pela primeira vez em dois anos no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). O percentual foi de 0,5% no faturamento deflacionado, em comparação com o registrado no mesmo mês do ano passado.
O levantamento aponta que, desde agosto de 2021, período de alta na pandemia da Covid-19, o desempenho se mantinha em baixa. Em julho deste ano, a recuperação foi puxada pelas vendas de materiais de base, que resultaram em uma expansão de 2,8% com relação ao ano passado. Houve ascensão, ainda, no faturamento da indústria, com alta de 0,4%, e vendas de materiais de acabamento, que aumentaram 0,9%.
Perspectivas
“São dados que, com toda a certeza, devem ser comemorados no comércio varejista. Os últimos anos foram impactados com a pandemia da Covid-19 e, consequentemente, uma crise econômica, como um todo. É uma ascensão gradativa, porém significativa, com foco nos meses subsequentes”, comenta o presidente da associação goiana Rede da Construção, Eduardo Menezes.
Embora o faturamento da indústria tenha caído no acumulado de janeiro a julho deste ano em um percentual de 2,6% em relação aos mesmos meses do ano passado, conforme o levantamento, e 3,7% nos últimos 12 meses até julho, o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro, ponderou que a recuperação das vendas deve continuar nos próximos meses. Em especial, devido ao desenvolvimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com foco em obras de infraestrutura, e a efetivação do “Minha Casa, Minha Vida”.
“São pontos positivos a serem considerados de forma a buscarmos reverter a estimativa de queda de 1,0% no faturamento para este ano. Continuaremos atuando fortemente junto aos poderes executivo, legislativo, demais entidades e associados nesse sentido, com diagnósticos baseados em dados e sobretudo propostas para o crescimento do setor”, pontua.
Retomada de obras
Outro ponto de destaque está para a retomada de obras. Em Goiás, o período é fortalecido, especialmente durante o período de estiagem, que costuma ocorrer no estado de abril ao início do mês de outubro. A projeção total para este ano é de crescimento em até 21% nas vendas de material de construção, repetindo o desempenho registrado em 2022.
“As vendas e o mercado têm reagido muito bem e nos surpreendido”, destaca o presidente da Rede da Construção, Eduardo Menezes. “Naturalmente, a partir do momento em que as chuvas param, o período torna-se propício para a realização de obras. Existe uma sazonalidade que nos é favorável. Isso varia com os fatores políticos e econômicos aos quais estamos sujeitos”, salienta.