Tendência em transmitir conteúdo digital e ao vivo em locais públicos chega ao Brasil
Telão na Choperia Almanaque, em Nova Lima, MG
Imagine caminhar pelas ruas e de repente deparar-se com uma transmissão ao vivo, um pronunciamento ou até mesmo uma ‘live’, tudo sendo exibido em um outdoor. E, em vários lugares, ao mesmo tempo? E em diferentes lugares do mundo?
Essa experiência não é tão comum no Brasil, mas trata-se de uma tendência que veio para ficar, capaz de impulsionar a visibilidade de marcas, influenciadores e até negócios.
Isso porque o formato ao vivo se tornou a preferência de 80% da população mundial para consumir conteúdos desde o início da pandemia, conforme indicado por um estudo da Livestream em parceria com a New York Magazine. Unir esse formato ao fato de que a mídia “out-of-home” (a que passa em outdoors) já impacta 89% da população brasileira parece ser uma verdadeira jogada de mestre para impactar espectadores. Dados do relatório Inside OOH 2023, da Kantar, revelam, ainda, que a mídia exterior em formato digital atrai mais a atenção do que a tradicional em 93% dos casos.
Segundo Danniel Xavier, CEO da LED Expert, transmitir lives em outdoors é possível devido às tecnologias, como a dos painéis de LED, com a capacidade de conexão wireless, sendo totalmente comandado via aplicativo de celular. Basta um toque, e a transmissão ao vivo via Instagram e YouTube é feita, no painel desejado ou em vários, independentemente do local onde esteja no mundo.
As aplicações dos painéis para transmissões ao vivo são inúmeras e possibilitam pronunciamentos, lançamentos de produtos e até mesmo campanhas publicitárias que gerem interação em tempo real, como por exemplo, uma ação em que uma pessoa copia um código QR exibido na tela em determinada localidade e o troca por um desconto em um estabelecimento próximo de onde ela está.
Danniel Xavier
“Os painéis podem ser utilizados para transmissões que vão além de locais públicos, mas também em eventos privados. Como por exemplo, sendo usados na exibição de um curso em diversas localidades pelo Brasil e pelo mundo em tempo real”, explica o CEO da LED Expert.
Para Danniel, o marketing digital está vivendo um novo momento, conectando o virtual ao real pelos painéis de LED, com o objetivo de criar experiências marcantes para as pessoas. “Empresas e pessoas comuns estão mergulhando nesse universo para criar verdadeiras e duradoras memórias em seu público. Estar antenado, buscando experiências digitais que vão além do tradicional, realmente fará a diferença daqui em diante”, finaliza.
Mais dados do setor
No Brasil, a mídia out-of-home impacta 89% da população. Em cidades como Recife e Distrito Federal, a mídia OOH atinge 95%. Em Fortaleza, esse número é de 93%, enquanto em São Paulo o meio OOH atingiu 91%, e no Rio de Janeiro, ficou em 89%.
Outra informação interessante é que 93% dos entrevistados afirmaram que os anúncios de mídia exterior em formato digital atraem mais a atenção do que os de mídia tradicional. Além disso, 81% das pessoas admitiram gostar de ver anúncios de mídia exterior (OOH) em formatos digitais. E ainda, 68% dos entrevistados contaram que já compraram ou pesquisaram algum produto ou serviço devido a anúncios vistos em mídias out-of-home. Os dados são de um estudo da Livestream em parceria com a New York Magazine.