O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 45,4 milhões para que o Instituto Butantan realize os ensaios clínicos necessários ao desenvolvimento de uma vacina tetravalente de Influenza, o vírus causador da gripe. Os recursos são do programa BNDES Mais Inovação e serão repassados à Fundação Butantan, entidade ligada ao Instituto Butantan.

A atual vacina contra Influenza produzida pelo Butantan protege contra os três tipos de vírus Influenza mais prevalentes e sua composição é atualizada anualmente, devido à alta taxa de mutação do vírus. O desenvolvimento da nova vacina tetravalente ampliará a eficácia do imunizante, além de facilitar a incorporação de outras linhagens do vírus que futuramente passem a ser relevantes.

Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o apoio do Banco possibilita o adensamento da pesquisa e inovação para o desenvolvimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde, parte importante da Nova Política Industrial do Governo do Presidente Lula. “O acesso a vacinas é um direito do povo brasileiro, assegurado pelo SUS por meio do Programa Nacional de Imunização. Ao aumentar a efetividade da vacina contra a gripe utilizada nas campanhas do Ministério da Saúde, o projeto contribui para a melhoria do nosso sistema de saúde, por meio da queda dos números de hospitalizações, complicações e mortes causadas pela doença”, afirmou.

Eficácia e segurança – O apoio do BNDES visa a realização dos estudos clínicos fase III, para a confirmação de eficácia e segurança da vacina tetravalente, testes que precisam ser realizados para a aprovação do registro do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Serão realizados dois ensaios clínicos fase III distintos, sendo um para participantes acima de 3 anos e outro realizado em crianças de 6 a 35 meses. Os estudos clínicos são gerenciados pelo Butantan e conduzidos por mais de vinte centros de pesquisa distribuídos pelas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil. Esses estudos são responsáveis pela criação de mais de 600 postos de trabalho nos diversos centros de pesquisa envolvidos nos estudos clínicos, nas diferentes regiões.

“A autorização deste recurso do BNDES chega em momento oportuno, mostrando o comprometimento do Banco em contribuir para que o Brasil possa fortalecer sua autonomia no setor de imunobiológicos”, disse Saulo Nacif, diretor executivo da Fundação Butantan.

A expectativa é que os resultados dos testes da nova vacina sejam submetidos à Anvisa em dezembro de 2024, com previsão de emissão do registro do imunizante no segundo semestre de 2025.

Reprodução, Instituto Butantan (3)Reprodução: Instituto Butantan

Impacto no SUS – A gripe é uma doença respiratória, altamente transmissível, que ocorre de forma sazonal anualmente. A vacinação anual é a principal estratégia para enfrentamento da doença na população de maior vulnerabilidade como os idosos, pessoas com comorbidades, gestantes e crianças, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, a campanha anual contra gripe é realizada pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que utiliza unicamente a Vacina Trivalente Influenza fabricada pelo Instituto Butantan.

Assim, espera-se que a vacina tetravalente de Influenza contribua para maior resiliência e menor vulnerabilidade do SUS, a partir da redução dos números de hospitalizações, complicações e mortes causados pela gripe na população alvo, promovendo ainda uma redução nos dispêndios com tratamento e absenteísmo resultantes da doença.

“A oferta de uma vacina tetravalente nacional vai ampliar o acesso à saúde, na medida em que será distribuída a toda a população por meio do SUS. São recursos do BNDES Mais Inovação, adequados a esse tipo de projeto, com posição de destaque no Plano Mais Produção. É o BNDES cumprindo sua missão de desenvolvimento do Brasil, melhorando as condições de saúde e a vida das pessoas”, comentou o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon.

Indústria – Atualmente, o Butantan conta com 26 laboratórios de P&D, 13 unidades de produção de vacinas, soros e biofármacos, além de três novas plantas em construção. O portfólio atual é composto por oito vacinas, doze soros e um medicamento biológico. Dentre as vacinas produzidas, destaca-se a contra Influenza. O Butantan possui 72 tecnologias patenteadas, que fazem parte de um portfólio composto por 184 patentes e/ou pedidos de patentes, distribuídos em 32 países, além de 19 pedidos de marca e 43 marcas registradas.

Reprodução, Governo do Estado de São PauloReprodução: Governo do Estado de São Paulo

MAIS LIDAS

EDITORIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *