O medicamento da farmacêutica Astellas, oferece mais benefício clínico para pacientes com Câncer de Próstata em estágios iniciais

São Paulo, 30 de abril – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma atualização relevante no tratamento do Câncer de Próstata no país. O medicamento Xtandi (enzalutamida), da farmacêutica Astellas, foi aprovado para uso em casos de Câncer de Próstata sensível à castração não metastático com recidiva bioquímica de alto risco. Essa fase da doença ocorre após o tratamento local definitivo, e significa que os níveis do antígeno prostático específico (PSA) no sangue aumentaram após o tratamento local (cirurgia e/ou radioterapia), indicando possíveis sinais de retorno da doença1.

A decisão da Anvisa é fundamentada nos resultados do estudo EMBARK de Fase 3, os quais foram apresentados em uma sessão plenária durante a Reunião Anual da Associação Americana de Urologia de 2023 e posteriormente publicados no New England Journal of Medicine. O estudo EMBARK demonstra benefícios clínicos importantes como a redução do risco de progressão para doença metastática ou morte. Ao utilizar Xtandi isoladamente, sem a necessidade de bloqueio hormonal tradicional, os pacientes experimentam preservação dos níveis de testosterona, preservando assim a qualidade de vida, especialmente no que diz respeito à atividade sexual e sintomas urinários1.

Outro ponto importante que o estudo demonstra sobre o medicamento é que a estratégia de tratamento pode incluir uma pausa no tratamento (também chamada de treatment holiday), permitindo que os pacientes interrompam o medicamento após um período de sucesso. Isso pode reduzir a carga do tratamento e os potenciais efeitos colaterais, permitindo que não ocorra impacto negativo na qualidade de vida2.

“A nova indicação do medicamento Xtandi para o tratamento do Câncer de Próstata sensível à castração não metastático com recidiva bioquímica de alto risco representa um marco significativo na abordagem terapêutica dessa condição. O estudo EMBARK fornece evidências sólidas da eficácia de Xtandi em estágios precoces da doença, oferecendo aos pacientes uma opção terapêutica que não apenas combate a progressão do câncer, mas também preserva a qualidade de vida.” afirma Dr. Murilo Luz, Uro-Oncologista do Hospital Erasto Gaertner e na Beneficência Portuguesa.

O médico ainda ressalta a importância da nova atualização no uso do medicamento, afirmando que ela irá beneficiar muitos brasileiros. Já que, em meio às estimativas preocupantes, espera-se que 71.730 homens sejam diagnosticados com câncer de próstata no Brasil entre 2023 e 2025, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 novos casos a cada 100 mil homens3. Essa atualização representa uma oportunidade significativa para melhorar o tratamento e os resultados para aqueles que enfrentam essa condição desafiadora.

Sobre Astellas Farma Brasil

Astellas Farma Brasil, uma afiliada da Astellas Pharma Inc., localizada em Tóquio, no Japão, é uma empresa farmacêutica dedicada à melhoria da saúde das pessoas em todo o mundo através da provisão de produtos farmacêuticos inovadores e confiáveis. A Astellas Farma Brasil se concentra em Urologia, Oncologia, Onco-hematologia, Imunologia e Doenças Infecciosas como principais áreas terapêuticas. A Astellas está na linha de frente da mudança na saúde para transformar ciência inovadora em valor para os pacientes. Para mais informações sobre Astellas Farma Brasil, visite: www.astellas.com/br

Referências: 

  1. Freedland SJ, de Almeida Luz M, De Giorgi U, et al. Improved Outcomes with Enzalutamide in Biochemically Recurrent Prostate Cancer. N Engl J Med. 2023 Oct 19;389(16):1453-1465
  2. Freedland SJ, Gleave M, De Giorgi U, et al Enzalutamide and Quality of Life in Biochemically Recurrent Prostate Cancer. NEJM Evid. 2023 Dec;2(12):EVIDoa2300251.
  3. INCA. Estimativa 2023 – Incidência do Câncer no Brasil. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//estimativa-2023.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *