Desempenho do setor no estado é o segundo melhor entre os cinco pesquisados, registrando a variação positiva de 6,8% na construção, segundo dados do Caged. Na comparação com o primeiro trimestre de 2023 o avanço foi de 17%
Após um baixo desempenho na geração de empregos formais no último trimestre do ano passado, quando acumulou um saldo negativo de 84.996 vagas fechadas, o setor da construção civil se recupera e registra um forte crescimento nos três primeiros meses de 2024, superando a quantidade de oportunidades criadas no setor na comparação com primeiro trimestre de 2023.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged/MTE), a construção gerou 109.911 vagas de emprego, contra 94.065 registradas no mesmo período do ano anterior, elevação 16,8%. Desempenho do setor no estado é o segundo melhor entre os cinco pesquisados, registrando a variação positiva de 6,8%, segundo dados do Caged, atrás somente da agropecuária que registrou variação de 7,93%, neste primeiro trimestre de 2024. Em Goiás, o cenário é semelhante, com esse setor gerando 6.274 oportunidades de trabalho nos três primeiros meses de 2024, 17% a mais em relação ao primeiro trimestre de 2023.
Esse momento de avanço da construção civil tem gerado oportunidades tanto para profissionais experientes, quanto para os mais jovens, como é o caso Valdilon da Silva Santana, que há pouco mais de um mês foi contratado como servente na obra do Euro Towers, empreendimento da Euro Incorporações, que está sendo construindo em Goiânia pela Toctao Soluções em Engenharia.
Com 19 anos de idade, o jovem morava em na cidade de Xique-Xique, interior da Bahia, e trabalhava em fazendas cuidando de gado. Ele veio para Goiânia sozinho há cerca de dois meses em busca de melhores oportunidades de trabalho e logo conseguiu se recolocar no mercado, por indicação de um amigo. Ele iniciou seu primeiro emprego na construção civil em março último e pretende desenvolver carreira na área.
O setor tem gerado oportunidade também para elas. A auxiliar administrativa Brenda Rodrigues da Cunha foi contratada no início do mês de abril, pela Euro Incorporações, para trabalhar no escritório da empresa, em Goiânia. Ela conta que já conhecia a empresa, pois prestava serviços na Central de Decorados da Euro, como recepcionista, por meio de outra empresa terceirizada, até que a equipe do comercial da incorporadora convidou-a para participar do processo seletivo, para ocupar a vaga de auxiliar administrativo que tinha surgido. “Trabalhei em outras empresas, como auxiliar administrativo e também como recepcionista, porém nesse ramo da construção civil está sendo uma experiência nova. E foi justamente a oportunidade de crescimento e aprendizado desta nova experiência que me chamou a atenção e me fez escolher por trabalhar nesta área”, destaca ela.
Esse momento de recuperação da construção civil também tem gerado oportunidades para profissionais com maior nível de qualificação. É o caso da designer de interiores e administradora Ana Clara Jansen de Figueiredo, que também passou a integrar recentemente o quadro de colaboradores da Euro Incorporações. A profissional, que atua na área de relacionamento com o cliente, já tinha cinco anos de experiência no setor bancário, mas em novembro de 2023 decidiu mudar de área, e em poucos meses veio uma chance na construção civil, onde espera ter mais chances de atuar em sua área de formação. “Aqui em Goiás acho esse mercado de construção muito promissor”, avalia.
A gestora de RH da Euro Incorporações, Vivian Carla Selva do Nascimento, confirma essa avaliação positiva sobre o segmento da construção. “Na área técnica, a gente tem os engenheiros civis, arquitetos, técnicos em edificações, mestres de obras, que desempenham papéis bastante essenciais no planejamento, na execução, na supervisão de projetos, e com possibilidade de especialização em diversas áreas. E na área administrativa, temos os profissionais em gerenciamento de projetos, contratos, gerenciamento das obras, no controle financeiro. E todos encontram um terreno fértil para desenvolver suas carreiras”, destaca a gestora.