Entre janeiro e março, país vendeu US$ 247,6 milhões para o mercado internacional; Estados Unidos são o principal destino dos dispositivos médicos brasileiros
São Paulo, junho de 2024 – As exportações brasileiras de dispositivos médicos tiveram alta de 22,3% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2023. O valor total exportado foi de US$ 247,6 milhões, e inclui uma variedade de 190 produtos como válvulas cardíacas, sacos e bolsas de plástico para uso na medicina, artigos e aparelhos ortopédicos, categutes esterilizados e pensos adesivos, entre outros itens.
Entre as empresas participantes do Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o crescimento nas exportações também foi bastante significativo nos primeiros três meses de 2024: +12,4% no comparativo com o primeiro trimestre do ano passado.
No total, essas empresas exportaram 111 produtos para 108 países, totalizando US$ 27,4 milhões. De acordo com dados da ApexBrasil, esse montante representa 11% do total de dispositivos médicos exportados pelo país.
Nas exportações gerais, a vertical que mais contribuiu para o resultado positivo foi a médico hospitalar, que representa dois terços do total de exportações e apresentou crescimento de mais de 26%, principalmente por conta do aumento expressivo nas vendas internacionais de equipamentos médicos – sozinhos, esses itens somaram US$ 34,4 milhões. Na sequência, o segmento de reabilitação teve crescimento de 21,11% no período, seguido pelos setores de Odontologia (+13,8%) e laboratório (+10,6%).
Os Estados Unidos se mantêm como o principal destino dos dispositivos médicos nacionais, o que é consistente com o grande mercado consumidor do país e sua busca por produtos de alta qualidade e tecnologia avançada. “Além disso, países da América Latina como Argentina, México, Colômbia e Chile também se destacam com 40% do total de aquisições de produtos brasileiros. Também deixar de observar a presença da Europa, em que a Bélgica desponta como terceiro principal destino das nossas exportações”, comenta Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO.
Sobre a ABIMO
A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional.
Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.
Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente. Durante o ano de 2022 o projeto atendeu 137 empresas brasileiras fabricantes de dispositivos médicos que exportaram US$97,73 milhões em produtos para mais de 130 países.
O Brazilian Health Devices está aberto a receber novas indústrias de dispositivos médicos que buscam a internacionalização. As empresas interessadas em entender o funcionamento do projeto devem entrar em contato pelo telefone (11) 3285-0155 ou pelo e-mail export@abimo.org.br.
Sobre a APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.