Segundo especialista, crescimento é impulsionado pela crescente adoção por empresas e consumidores que buscam eficiência e inovação nos negócios
O mercado de assinaturas eletrônicas está em plena expansão, com projeções indicando que o setor poderá atingir R$ 200 bilhões até 2030. A estimativa é da Grand View Research, empresa especializada em pesquisas de mercado. Esse crescimento é impulsionado pela crescente adoção de soluções digitais por empresas e consumidores que buscam eficiência e inovação nos negócios.
Michael Bernstein, cofundador da Clicksign, empresa que facilita relações digitais entre pessoas e negócios, destaca que a demanda está sendo impulsionada por diversos fatores. Entre eles, a contínua digitalização dos processos empresariais e o aumento da confiança nas assinaturas eletrônicas como instrumentos juridicamente válidos. “A assinatura eletrônica já é vista como uma ferramenta essencial para a formalização de transações de qualquer natureza”, afirma Bernstein.
Além disso, a legislação tem acompanhado essa evolução. Em muitos países, incluindo o Brasil, as assinaturas eletrônicas têm recebido reconhecimento jurídico, o que aumenta sua credibilidade e segurança. A regulamentação favorece a ampliação do mercado, permitindo que empresas de todos os portes adotem a solução de uma forma definitiva.
Ainda segundo Bernstein, com a perspectiva de crescimento contínuo, o setor de assinaturas eletrônicas deve se consolidar como uma peça chave na transformação digital das empresas nos próximos anos. “A necessidade de otimizar processos e reduzir burocracias tem levado diversas organizações a incorporar assinaturas eletrônicas em suas operações diárias, desde contratos até aprovações internas”, finaliza.
Sobre a Clicksign
A Clicksign é uma empresa que materializa relações entre pessoas e negócios no ambiente digital. Seu propósito é torná-las cada vez mais simples, seguras e inteligentes, permitindo que mais negócios se concretizem de acordo com agilidade, velocidade e boa experiência que hoje são exigidas nas relações comerciais. Fundada em 2011, a Clicksign ajuda na concretização e formalização de milhões de contratos e acordos todos os anos, facilitando a relação entre empresas e consumidores, e impulsionando os negócios em direção a geração de receita por meio de uma solução 100% digital.