Especialista aponta as principais evoluções das plataformas de gestão e os desafios vividos pelas empresas

Nos últimos anos, o setor de Recursos Humanos (RH) tem passado por uma transformação significativa impulsionada pela evolução das plataformas de gestão de pessoas. Uma das principais tendências nessa evolução é a integração de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) e o machine learning, que redefinem a maneira como as empresas administram seus colaboradores e seus processos internos.

Historicamente, os registros de funcionários eram mantidos em arquivos físicos, exigindo processos manuais que eram demorados e suscetíveis a erros. Hoje, essas tarefas são automatizadas, oferecendo informações importantes por meio de análise de dados, o que permite aos gestores tomar decisões estratégicas mais assertivas.

Marcelo de Abreu, vice-presidente da Employer Recursos Humanos, destaca que a primeira plataforma pioneira de gestão de RH, fundada em 1987, revolucionou o setor. “Essa plataforma ajudava as empresas a gerenciar folha de pagamento, benefícios, recrutamento e rastreamento do desempenho dos funcionários. Foi uma evolução significativa, melhorando a eficiência e a capacidade de processamento de dados, eliminando a necessidade de processos baseados em papel”, explica Abreu.

De lá para cá, o progresso não parou. Posteriormente, as plataformas começaram a utilizar a arquitetura cliente-servidor, centralizando dados em servidores enquanto os usuários acessavam o sistema através de clientes. Com a expansão da internet, a gestão de pessoas passou a contar com sistemas baseados em web, acessados por meio de navegadores, o que reduziu custos de infraestrutura e melhorou a acessibilidade.

“As plataformas estão capacitando as empresas a atrair, desenvolver e reter talentos de forma mais eficaz, impulsionando o crescimento e o sucesso organizacional em um ambiente cada vez mais competitivo”, afirma Abreu.

Mobilidade e Análise de Dados

Outra grande transformação nas plataformas de gestão de pessoas é a mobilidade. O uso intensivo de dispositivos móveis permitiu que o RH tivesse acesso a informações importantes por meio de aplicativos móveis. Além disso, a integração de analytics e big data nas plataformas de RH possibilitou a análise preditiva e insights acionáveis, ajudando as empresas a tomar decisões baseadas em dados sobre gestão de colaboradores, produtividade e retenção de talentos.

De acordo com a quarta edição da pesquisa “HR Innovation”, realizada pela HR Tech Ahgora, com 381 lideranças, o número de RHs que utilizam dados cresceu de 2023 para 2024, passando de 22,3% para 26,8%. Entretanto, apenas 26,4% dos RHs utilizam ou utilizaram ferramentas como “people analytics “. “Isso mostra que existe um grande caminho a ser percorrido”, alerta Abreu.

Recentemente, com o uso intensivo da Inteligência Artificial, as empresas começaram a incorporar nas plataformas os chatbots, auxiliando na gestão de pessoas, automatizando processos como recrutamento, onboarding, gestão de desempenho e suporte ao cliente. “Atualmente, vemos que as plataformas de RH estão sendo projetadas para serem cada vez mais intuitivas e centradas no colaborador, visando aumentar o engajamento e a satisfação dos usuários”, comenta Abreu.

Entretanto, a pesquisa feita pela HR Tech, aponta que apenas 10% das empresas utilizam ou investem em Inteligência Artificial, embora 70% dos profissionais se consideram preparados para utilizar a tecnologia. 

Desafios de Segurança com a LGPD

Com todas essas inovações, surgem também novos desafios, especialmente no que diz respeito à segurança dos dados. A implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe novas obrigações e responsabilidades para o setor de RH.

“A entrada em vigor da LGPD se tornou um desafio para o setor de Recursos Humanos, que precisou se adequar às novas obrigações e responsabilidades. Hoje, as empresas precisam, por exemplo, do consentimento explícito dos colaboradores para coletar e tratar seus dados pessoais”, explica Abreu. “É um processo que exige muita transparência, com as empresas informando como e com qual finalidade os dados coletados serão utilizados”, enfatiza.

A segurança dos dados requer que as empresas implementem medidas rigorosas para proteger as informações pessoais contra acessos não autorizados, vazamentos, perdas ou destruição. “É necessário que as empresas desenvolvam e implementem políticas robustas de proteção aos dados. As HR TECH estão preparadas com tecnologia e segurança sendo parcerias fundamentais para atender os desafios das organizações”, finaliza Abreu. 

Sobre a Employer Recursos Humanos   

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer é especialista em tecnologias para Recursos Humanos, com soluções web como folha de pagamento online, ponto eletrônico e sistema de holerite online. Com mais de 40 filiais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, a Employer tem em seu portfólio grandes e importantes companhias nacionais e internacionais, que buscam soluções eficientes, capazes de simplificar as rotinas do RH. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *