Levantamento produzido pela plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online monitorou as buscas feitas pela população nacional na internet

São Paulo, agosto de 2024 – Em um marco histórico para o Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em junho, descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. Essa decisão, que representou um avanço significativo nas políticas de drogas do país, levantou dúvidas sobre o interesse dos brasileiros pelo tema. Mas será que as pessoas estão interessadas na Cannabis para uso recreativo ou medicinal? Um estudo realizado pela Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, revelou tendências interessantes.

 

Em maio de 2024, foram registradas 459.480 pesquisas com palavras-chave relacionadas à “maconha”, uma queda de 40,1% em comparação ao mesmo período de 2023. Por outro lado, termos relacionados ao “canabidiol” – uma substância química da planta Cannabis sativa, indicada para o tratamento de condições como Alzheimer, Parkinson, dores crônicas e problemas de saúde mental – contaram com 319.510 buscas no mesmo mês, registrando um aumento de 24,9%.

 

Entre as pesquisas mais realizadas quanto ao uso medicinal da Cannabis, algumas chamam a atenção. “Remédio à base de canabidiol” registrou um aumento de 1300,0% nas pesquisas, “lista de doenças tratadas com canabidiol” (+661,9%), “canabidiol e alzheimer” (+600%), “canabidiol convulsão” (+350%), “parkinson canabidiol” (+250%), “pomada com canabidiol” (+250%), “canabidiol para dores articulares” (+182.4%), “canabidiol no autismo” (+90.9%), “uso medicinal do canabidiol” (+84.6%) e “canabidiol no autismo” (+90.9%).

 

De acordo com Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil, esses dados indicam uma mudança de foco na população brasileira, com um interesse crescente pela utilização medicinal da Cannabis. “A diminuição nas pesquisas relacionadas à maconha, associada ao aumento no interesse pelo canabidiol, sugere que os brasileiros estão cada vez mais buscando alternativas terapêuticas e estão interessados nos benefícios medicinais da planta. Essa tendência pode refletir uma maior conscientização sobre o uso e, principalmente, ditar tendências de novos ou mais produtos que atendam essa demanda no futuro. O estudo utilizou a ferramenta Keyword Magic Tool da Semrush, que oferece insights valiosos sobre as tendências de pesquisa e o comportamento dos usuários. “Ao monitorar as buscas na internet realizadas pela população nacional ao longo do último ano, conseguimos analisar de maneira precisa quantas pessoas estão pesquisando por determinadas palavras-chave. Isso nos permite entender melhor as preocupações e interesses da sociedade”, explica Casagrande.

 

Ranking dos termos mais pesquisados relacionados à “maconha” no último ano (média mensal):

  1. Maconha – 114.038
  2. Folha de maconha – 19.069
  3. STF maconha – 18.306
  4. Efeitos da maconha – 10.685
  5. Pé de maconha – 10.054
  6. Folha da maconha – 10.000
  7. Legalização da maconha – 7.685
  8. Foto de maconha – 7.246
  9. Sementes de maconha – 7.062
  10. Fotos de maconha – 6.469

 

Ranking dos termos mais pesquisados relacionados ao “canabidiol” no último ano (média mensal):

  1. Canabidiol – 70.077
  2. Canabidiol preço – 20.446
  3. Canabidiol para que serve – 15.923
  4. Óleo de canabidiol – 6.262
  5. O que é canabidiol – 3.654
  6. Canabidiol prati donaduzzi – 3.038
  7. Canabidiol efeitos colaterais – 2.608
  8. Canabidiol 20mg/ml – 2.515
  9. Cbd canabidiol – 2.454
  10. Canabidiol para ansiedade – 2.108

Esses dados revelam uma transição interessante no comportamento dos usuários, que, segundo Casagrande, pode ser influenciada tanto por mudanças legais quanto por um maior acesso à informação sobre os usos medicinais da Cannabis.

 

Sobre a Semrush

A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com cerca de 112.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.

 

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