Com a ajuda da tecnologia, é possível agilizar os cuidados com a saúde bucal

O avanço dos recursos digitais chegou ao consultório dos dentistas, permitindo que atendimentos remotos se tornem cada vez mais comuns na prática odontológica. Com o uso de ferramentas como tomografias, radiografias e escaneamentos, os especialistas conseguem monitorar seus pacientes à distância, garantindo a continuidade dos cuidados. Assim, é possível identificar de cáries a doenças da gengiva antes mesmo de ouvir o motorzinho.

Os atendimentos remotos se tornaram mais comuns durante a pandemia e vieram para ficar. Em 2021, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) publicou os resultados de uma pesquisa realizada com seus membros. O estudo revelou que 59,3% dos dentistas brasileiros já ofereciam alguma forma dessa modalidade, seja por teleconsulta, chat online ou outros meios digitais. Esta tendência, que surgiu como uma resposta emergencial, consolidou-se como uma forma eficiente e segura para que os dentistas estejam presentes para seus pacientes, mesmo que fora do consultório.

Dr. José Todescan Júnior, especialista em Prótese Dental, Odontopediatria e Endodontia, além de membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, destaca os benefícios dessa evolução. “O atendimento remoto possibilita um acompanhamento contínuo e eficaz dos tratamentos”, afirma o especialista.

Tecnologia a favor da saúde bucal

As ferramentas digitais têm facilitado a vida dos profissionais da odontologia, permitindo uma análise detalhada de exames e imagens enviadas pelos pacientes. Softwares avançados possibilitam a visualização precisa de exames, auxiliando na detecção de problemas e na elaboração de planos de tratamento.

Para os pacientes, o atendimento remoto representa uma economia de tempo e recursos. Afinal, muitas vezes é possível realizar uma conversa prévia e agendar as radiografias iniciais sem mesmo sair de casa – e só comparecer ao consultório já com os exames necessários para começar de fato o tratamento. “Os pacientes ganham em comodidade e acessibilidade, o que faz enorme diferença para todos, mas especialmente na qualidade de vida de idosos, cadeirantes e outros pacientes com mobilidade reduzida”, Dr. Todescan ressalta.

No entanto, o  dentista enfatiza que o atendimento remoto não substitui as visitas periódicas ao consultório. “Quando falamos de atendimento à distância, eu estou querendo dizer que hoje, com os escaneamentos, tomografias e radiografias, posso fazer o diagnóstico de um paciente não estando presente na minha clínica. Mas isso não significa que o paciente não precise ir ao dentista,” esclarece.

Perspectivas futuras

Com os avanços, surge também a necessidade de garantir a segurança e a privacidade das informações dos pacientes. A regulamentação e a normatização dessas práticas também são questões em debate entre os profissionais e as entidades de classe.

Entretanto, a perspectiva para o futuro é otimista. A tecnologia promete continuar evoluindo, oferecendo soluções cada vez mais personalizadas. Investimentos em infraestrutura e em capacitação dos profissionais são essenciais para que essa modalidade de atendimento se torne ainda mais difundida.

O Dr. Todescan destaca a importância da educação continuada para os dentistas. “É fundamental que os profissionais estejam sempre atualizados sobre as novas tecnologias e métodos remotos, para que possam oferecer o melhor cuidado possível aos seus pacientes.”

Embora a prática tenha se tornado cada vez mais popular, muitos ainda não estão cientes dessa facilidade já disponível em boa parte dos consultórios e clínicas odontológicas. Com o retorno dos atendimentos presenciais, é comum agendar um horário para os procedimentos mais corriqueiros, como revisões. Porém, uma teleconsulta pode evitar longas esperas e agilizar pedidos de exames e radiografias, por exemplo.

“Cabe às clínicas comunicarem de forma mais enfática sua disponibilidade para atendimentos online. E, aos pacientes, resta apenas ficar em dia com os check-ups odontológicos. Ao invés de esperar um horário na própria agenda ou do seu dentista de confiança, é possível agilizar o atendimento pensando na sua saúde bucal e comparecer ao consultório na hora de começar de fato o tratamento”, conclui o Dr. José Todescan Júnior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *