Professor da UFG, artista explora sonoridades como samba, choro e bossa nova em uma fusão de ritmos através do violão de sete cordas
O violonista de sete cordas Julio Lemos embarca em uma turnê solo e passará por cinco países europeus: Itália, Suíça, França, Holanda e Alemanha. De 11 de setembro a 9 de outubro, o artista apresentará seu álbum “Julio Lemos Brasil Acústico”, repleto de melodias autorais que trazem a essência de sua carreira : uma fusão de ritmos tradicionais brasileiros como samba, frevo, bossa nova e choro com influências contemporâneas e toques de jazz. Ao todo serão 14 shows, com destaque para apresentações no Clube do Choro de Paris e no Dizzie Jazz Club em, Roterdã.
A turnê conta com a participação de músicos locais, promovendo uma integração multicultural. “Essa é uma oportunidade de levar a música brasileira para novos contextos e, ao mesmo tempo, absorver as influências de músicos internacionais, seja no saxofone, flauta ou percussão. Cada show será uma troca única de sonoridades”, afirma Julio. O músico, que também é professor da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC), ainda realizará workshops na Universidade de Dusseldorf, na Alemanha, no Conservatorio di Musica ISSM Franco Vittadini, na Itália, e no EPM e no Choro School EPM, na Holanda.
Conhecido por sua virtuosidade no violão de sete cordas, Julio levará para os palcos europeus arranjos que mesclam tradição e inovação. As composições com influências de Villa Lobos, Baden Powell e Tom Jobim hipnotizam o público, algo que Lemos acredita ser um atrativo em seus shows. “Ofereço uma jornada musical única, revelando novas facetas da música brasileira. O diferencial está em combinar técnica apurada com criatividade, proporcionando uma experiência que é ao mesmo tempo familiar e surpreendente”, destaca o artista.
Lemos acredita que a música instrumental brasileira está cada vez mais presente no cenário global, sendo apreciada por públicos de diversas nacionalidades. Ele ressalta a receptividade dos estrangeiros, que valorizam a riqueza dos estilos. “A maioria do público internacional que acompanha meus shows não são brasileiros. Eles realmente apreciam a sofisticação da nossa música, como o choro e o samba-jazz. Expandir, difundir essa cultura é uma missão que levo tanto em minhas turnês quanto nos projetos acadêmicos”, explica o violonista.
Após voltar da Europa, Julio iniciará sua turnê pelo Brasil, nos Estados Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Brasília, Ceará e Goiás. Em Goiás, ele levará apresentações para a capital, Cidade de Goiás e Pirenópolis. Os shows nacionais serão realizados com participação dos colegas Jader Gomes (bateria), Luiz Sardinha (baixo), Wellington Santana (trompete) e Adriana Losi (flauta). As turnês de Julio recebem incentivo da Lei Goyazes, da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult-GO), e apoio das empresas Harmonia Musical e Alex Star. Lemos continua a trilhar seu caminho como um dos maiores representantes da música instrumental nacional, mostrando que o violão de sete cordas pode atingir novos horizontes. Confira a programação completa da turnê internacional no site juliolemos.net e no instagram do artista @julio_lemos.
Técnica e criatividade
Na UFG, Julio coordena projetos de extensão como a Orquestra de Violões da EMAC e o Núcleo de Choro. O professor integra também o Brazil in Trio, grupo musical criado na universidade há mais de 15 anos, com quem já realizou outras turnês internacionais, inclusive na China, onde se apresentaram no Grande Teatro Nacional da China (NCPA), além de outros shows em Pequim e Xangai. Julio também passou pelas universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela San Francisco State University, na Califórnia, em que realizou o doutorado.
Segundo ele, as atividades acadêmicas proporcionam um ambiente de criatividade, o que enriquece a prática musical.¨ Estou constantemente cercado de novas ideias e referências, isso me inspira a criar melodias que integram diversos ritmos, sempre com uma base inovadora. Estou em contato com músicos de diferentes idades e formações, o que enriquece ainda mais minha prática. Essa troca constante reflete nas minhas composições, marcadas pelo equilíbrio entre técnica e liberdade criativa¨, comenta o violonista, pioneiro no ensino de 7 cordas em Goiás.
Mais sobre o artista
Musicista desde os 13 anos, Julio Lemos iniciou sua carreira no Rock, até que descobriu as performances de João Garoto. A partir de então, adentrou o universo da Música Popular Brasileira. Atua como violonista de sete cordas com influências de diversos ritmos brasileiros. Foi jurado titular do carnaval de São Paulo durante 3 anos consecutivos no quesito “Samba Enredo”. Recebeu dois prêmios do Edital Brasil Conexão Cultura Intercâmbio, do Ministério da Cultura do Brasil. Recentemente, gravou melodias com Hermeto Pascoal, Marcos Sacramento, Silvério Pontes e Carlos Malta. Seu mais recente lançamento, o álbum “Julio Lemos Brasil Acústico”, foi gravado no Centro Cultural UFG, em Goiânia e está presente em todas as plataformas digitais.