São Paulo, 24 de setembro 2022 – Em comemoração ao Dia da Árvore, a CAOA Montadora iniciou o “Projeto Palmeira-Azul”, com a participação de cerca de 50 crianças do 5° ano da Escola Municipal Desembargador Air Borges de Almeida, do bairro Recanto do Sol, em Anápolis, com o plantio de árvores ornamentais e a doação de mudas nativas da região.
Os alunos, juntamente com a equipe de Meio Ambiente da CAOA, plantaram cerca de 15 mudas de Bismarckia Nobilis, conhecida no Brasil pelo nome de Palmeira-Azul, em uma área interna da fábrica e adjacente à rodovia onde será construído o anel viário de Anápolis. Ainda em celebração à data, a CAOA Montadora está realizando a doação de cerca de 1.500 mudas de árvores nativas do Cerrado para moradores da região.
A ação de celebração do Dia da Árvore, tem o intuito de fortalecer ainda mais a relação da empresa com a comunidade por meio de práticas sustentáveis, além de trazer benefícios ambientais como a captura de CO₂. Além de promover a educação ambiental, o projeto oferece às crianças um aprendizado prático sobre sustentabilidade, reforçando a conscientização ecológica e os benefícios de atitudes responsáveis.
COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE
Desde que iniciou suas operações em 2007, a CAOA Montadora pensa no meio ambiente com diversos projetos e atividades voltadas para a sustentabilidade.
Entre elas, a estação de tratamento de efluentes industriais e esgoto sanitário que culminou para que no final de 2013 fosse adotado um novo sistema de tratamento por membranas de ultrafiltração (MBR – Membrane Bio Reactor) com capacidade para tratamento de 55 m³/h. Essa tecnologia proporcionou o reuso dos efluentes depois de tratados nos sanitários e para a irrigação de áreas verdes.
No mesmo ano a unidade iniciou a reutilização de água dentro da montadora, com um sistema que capta a chuva. A fábrica possui uma lagoa de infiltração e 2 lagoas para a retenção de toda a água originada da drenagem pluvial para ser usada na irrigação dos mais de 113 mil m² de área verde no entorno das edificações, no total são 33.200 m³ de água.
Em 2014, houve o início da medição do índice pluviométrico e com esta informação foi possível reduzir a irrigação no local, ou seja, havendo incidência de chuvas nos finais de semana e períodos noturnos, a equipe de jardinagem recebe a informação no início do dia e planeja novamente o trabalho evitando a irrigação desnecessária.
No ano de 2015, a CAOA alcançou o índice de 94% de reuso dos efluentes tratados, atingindo 100% no ano seguinte. Atualmente possui um projeto em andamento que prevê o uso de água de chuva em operações mais nobres do processo produtivo como a alimentação de torres de resfriamento, pintura, entre outras.
Todo esse trabalho culminou na redução de 50% do volume de água consumida na fábrica por meio de investimentos nos processos produtivos, na estação de tratamento de efluentes e na educação ambiental dos Colaboradores. A economia ultrapassou os 100 milhões de litros de água potável e em 2018 a CAOA foi a grande vencedora do 17ª Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente, na modalidade “Elementos Naturais” pelo trabalho desenvolvido com o programa hídrico.
A CAOA Montadora recebeu em 2019 a certificação na norma ISO 14001:2015, norma que especifica os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental em empresas, por controlar os impactos ambientais e cumprir os requisitos das legislações ambientais aplicáveis ao processo de fabricação e montagem de veículos automotores.
Em 2020, com investimento de R$ 130 milhões, a fachada do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) da fábrica recebeu a instalação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), se tornando, então, uma superfície inteligente capaz de produzir energia limpa. A fachada do prédio conta com uma área de aproximadamente 850 m² da solução Sunew GLASS™️, que são filmes fotovoltaicos orgânicos encapsulados em vidro, fazendo dessa a maior fachada de vidro com OPV do mundo, e a segunda maior instalação de OPV do planeta.
Outro destaque é a forte gestão dos resíduos sólidos que a empresa faz no dia a dia priorizando a sua destinação para a reciclagem ou aproveitamento energético. Atualmente menos de 0,5% dos resíduos gerados é destinado para o aterro sanitário.
Além disso, a CAOA Montadora possui uma área de 352.790 m2 para preservação ambiental e em sua unidade mantém um viveiro para produção de mudas nativas para projetos de reflorestamento local.
A CAOA Montadora de Veículos LTDA participou do Ciclo 2024 do Programa Brasileiro GHG Protocol e obteve o Selo Ouro após a publicação de um inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) completo e verificado por terceira parte acreditada.
O Programa Brasileiro GHG Protocol é realizado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (@FGVces) e é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e pelo desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE) corporativas. A divulgação dos resultados do Ciclo 2024 aconteceu ontem, 21 de agosto, na EAESP FGV, em São Paulo.
O objetivo deste programa é estimular a cultura corporativa de inventário de emissões de GEE no Brasil para uma agenda de enfrentamento às mudanças climáticas nas organizações, além de proporcionar instrumentos e padrões de qualidade internacional para contabilização das emissões e publicação dos inventários.
Também em 2024, a CAOA Montadora também foi recomendada a manter o certificado da ISO 14001:2015 por mais um ano, após finalização das auditorias da BSI Group.
Para conhecer mais sobre a CAOA e a sua história, acesse o site: https://caoa.com.br/