O Hospital Urológico se une ao Outubro Rosa para conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos e diagnósticos do Sistema Urinário. A infecção urinária atinge até 80% das mulheres brasileiras
Para quem pensou que o médico urologista é um profissional voltado apenas para a saúde dos homens está muito enganado. Por ser um especialista que trata de assunto relacionados ao sistema urinário, ele também atende mulheres. Dezenas de pacientes mulheres mensalmente vão aos consultórios do Hospital Urológico para cuidar de doenças relativas ao sistema urinário. Um dos problemas mais comuns é a infecção urinária. Além dessa doença, existem também a incontinência urinária, a cistite intersticial, a bexiga hiperativa e pedras nos rins. Essas são condições comuns, mas muitas vezes negligenciadas, que afetam milhões de mulheres em todo o mundo, impactando a saúde física e o bem-estar emocional.
De acordo com o médico urologista dr. Eriston Uhmann a infecção urinária deve ser tratada o quanto antes, por se tratar de uma doença com predominância feminina, que atinge cerca de 80% das mulheres brasileiras. “A mulher tem 50 vezes mais chances de ter o problema do que o homem e entre os seus principais sintomas estão a ardência ao urinar e a urgência miccional”, explica o médico.
O dr. Eriston Uhmann o destaca ainda a importância de detectar a infecção urinária no início dos sintomas, principalmente em gestantes. “Durante a gravidez, a infecção urinária é um problema muito frequente devido às alterações fisiológicas dessa fase da mulher, que favorecem a colonização do trato urinário”. Segundo o médico, estes problemas afetam a qualidade de vida da mulher além de aumentar o risco de morbidade materna e fetal
Ainda de acordo com o médico especialista, a anatomia feminina possui a uretra mais curta que a masculina e isso torna as mulheres ainda mais suscetíveis a infecções urinárias. “Essas infecções, quando recorrentes, podem levar a complicações sérias, como danos renais. Manter uma boa hidratação, adotar práticas de higiene adequadas e principalmente realizar consultas regulares com o profissional correto ajudam a prevenir e tratar de qualquer problema do trato urinário”, destaca o especialista.
Com a chegada da campanha nacional do Outubro Rosa, que trata especificamente do câncer de mama, o Hospital Urológico de Brasília aproveita o momento de cuidado especial com a mulher para também informar e conscientizar a população do Distrito Federal sobre a importância da prevenção das doenças do aparelho urinário feminino.