De acordo com ANAHP e ABSS, 62,5% das instituições aderiram inteligência artificial na rotina médica

São Paulo, setembro de 2024 – Com o crescente avanço da tecnologia, diversos setores estão apostando em soluções tecnológicas para otimizar processos e aprimorar o atendimento. No setor de saúde, a inteligência artificial (IA) se destaca como uma das principais ferramentas para transformar a jornada do paciente, desde a prevenção até o tratamento. Clínicas e hospitais estão utilizando IA para personalizar diagnósticos, automatizar atendimentos e analisar grandes volumes de dados clínicos, trazendo mais precisão, agilidade e eficiência aos cuidados médicos.

Para se ter uma ideia desse crescimento, segundo dados da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e a Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS), cerca de 62,5% das instituições já aderiram ao uso de inteligência artificial em suas operações. Mesmo aplicada em diversas áreas do setor, os principais usos da tecnologia são para a resposta de perguntas frequentes, agilizar o atendimento e ajudar na proteção de dados sensíveis.

Para Ariel Salles, Vice-Presidente de Tecnologia e CTO da Avivatec, empresa especializada em soluções tecnológicas aplicadas aos negócios, a utilização da IA no setor está impulsionando o crescimento na área de segurança e atendimento. “Diversas ferramentas tecnológicas estão presentes no segmento de saúde, mas destaco a IA pela sua capacidade de transformar significativamente o atendimento ao paciente. Além de melhorar a precisão dos diagnósticos, a inteligência artificial otimiza a gestão de dados sensíveis e personaliza o atendimento conforme as necessidades individuais de cada paciente. Com isso, eleva a qualidade dos serviços e contribui para uma maior eficiência operacional e segurança no setor”, comenta.

Além da IA, outras tecnologias, como o blockchain, também têm desempenhado um papel importante no segmento, especialmente na proteção de dados sensíveis dos pacientes. Isso porque, por ser um método criptografado, a ferramenta reduz significativamente o risco de vazamento de informações.

“Com investimentos crescentes nesta área, a ocorrência de erros e fraudes tem diminuído, aumentando a confiança na comunicação entre as instituições”, destaca Ariel.

Além disso, com o crescimento no uso de soluções tecnológicas, o investimento no setor também deve aumentar. Segundo a Global Market Insights, o mercado de telemedicina deve atingir o valor de US$175,5 bilhões até 2026. Com essa rápida evolução, o papel da tecnologia tende a ficar cada vez mais importante na transformação do setor. Ferramentas como telemedicina e IA devem otimizar o atendimento, elevar a qualidade dos serviços e até mesmo reduzir os custos operacionais.

Diante desse cenário de rápidas inovações, o setor de saúde está cada vez mais preparado para oferecer serviços mais acessíveis, seguros e personalizados. As soluções tecnológicas estão transformando o atendimento e a relação entre pacientes e instituições.

“O futuro da saúde será moldado pela crescente integração de tecnologias inovadoras, como inteligência artificial e blockchain, que prometem tornar os cuidados médicos e troca de dados mais eficientes e personalizados. Conforme essas ferramentas evoluem, melhoram a eficiência e a segurança dos dados, além de aprimorar a experiência dos pacientes. Com mais investimentos, veremos um impacto positivo na qualidade dos serviços e na sustentabilidade das instituições, abrindo caminho para um setor mais inclusivo e conectado”, finaliza.

 

Sobre a Avivatec

Há 15 anos no mercado, a Avivatec é uma consultoria de tecnologia e inovação com expertise em negócios. A empresa, que tem Marcelo Modesto como CEO e fundador, atua em três frentes: Segurança da Informação & Cibersegurança, Infraestrutura/Cloud e Projetos de Aceleração Digital, além de possuir a Avivalab, braço de inovação e o Instituto Avivatec. Hoje a companhia possui mais de 200 funcionários em seu escopo, sendo reconhecida, há 5 anos,  como uma empresa GPTW.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *