Plataforma Lya automatiza funções repetitivas e permite relação mais próxima entre médico e paciente
Créditos: Freepik
São Paulo, outubro de 2024 – Uma nova tecnologia disponível no mercado está revolucionando a maneira que médicos e outros especialistas realizam seus atendimentos. A CTC – empresa de tecnologia com 30 anos de experiência em inovação – lança a Lya, uma assistente de IA (inteligência artificial) desenvolvida especialmente para apoiar durante as consultas, auxiliando o trabalho dos profissionais e humanizando ainda mais a relação deles com os pacientes.
“A Lya foi desenvolvida para enfrentar os desafios diários dos profissionais de saúde, oferecendo uma solução prática e eficiente para otimizar o tempo e aprimorar a qualidade do atendimento. Uma das principais funcionalidades da Lya é a transcrição da conversa durante a consulta, que libera o médico da função de preenchimento de dados manualmente, pois será automatizada pela plataforma. Esta tecnologia pode ser implementada em consultórios particulares, clínicas e hospitais”, explica Valter Lima, CEO da CTC.
O uso da inteligência artificial na saúde está em crescente ascensão, mas é essencial que essa tecnologia seja incorporada de forma a integrar-se naturalmente à rotina do médico. Para o Prof. Giovanni Cerri, presidente do Conselho de Inovação do InovaHC (Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas), a IA já tem um impacto significativo no sistema de saúde e continuará, de maneira progressiva, a oferecer suporte cada vez mais eficiente tanto para médicos quanto para pacientes.
De acordo com um estudo publicado no Annals of Internal Medicine, médicos dedicam, em média, 16 minutos de cada consulta ao registro de informações dos pacientes, incluindo documentação e revisão de prontuários. Segundo o Dr. Henrique Serra, gerente de informática médica da CTC, a sobrecarga de trabalho e a necessidade de organização eficiente dos dados são desafios permanentes. “Com a Lya, o médico pode focar totalmente no paciente, melhorando a experiência de atendimento e aumentando a satisfação de ambos ao final da consulta”, afirma Serra.
Tela inicial da Lya, novo produto da CTC
A Lya é capaz de armazenar apenas os dados essenciais para o acompanhamento da jornada do paciente. A partir das informações colhidas durante a consulta, a plataforma inteligente gera anotações clínicas em tempo real, sugerindo perguntas e diagnósticos potenciais com base no CID (Classificação Internacional de Doenças), contribuindo para uma tomada de decisão mais ágil e precisa por parte do médico.
O diretor de TI do Hospital das Clínicas, Vilson Cobello, ressalta que a tecnologia não apenas otimiza o trabalho dos profissionais, mas também oferece suporte em todas as etapas da cadeia de saúde. “A IA pode estruturar documentações que facilitam o faturamento pelas instituições de saúde e melhora o fluxo de trabalho. Além disso, auxilia no engajamento do paciente, reduzindo a interrupção ou abandono do tratamento”, comenta Cobello.
Atualmente, a Lya já está em uso em dez hospitais pelo Brasil, com resultados expressivos: 96% dos profissionais que utilizam a plataforma relatam alta satisfação, e 85% dos médicos adotaram a Lya regularmente como suporte ao atendimento. Em uma prova de conceito realizada no InCor, os médicos, que antes interagiam com o computador mais de 40 vezes por consulta, reduziram significativamente esse número, aumentando, assim, o tempo dedicado ao paciente.
“A plataforma conta com assistentes para diversas especialidades, como clínica médica, pediatria, cardiologia e nutrição. Além disso, introduzimos o conceito de Smart Apps, pequenos sistemas que estruturam o atendimento em tempo real, oferecendo uma experiência personalizada de acordo com as necessidades de cada especialidade”, destaca André Cripa, diretor de Inovação da CTC.
A Lya está disponível para adesão em lyahealth.com.br, com opções de assinatura para hospitais, clínicas e profissionais de saúde autônomos.
Sobre a CTC
A CTC é uma empresa especializada em soluções de tecnologia para o mercado privado e governo. Com mais de 30 anos de experiência em projetos de missão crítica para grandes clientes em todos os segmentos, em especial para o segmento de saúde, desenvolvendo produtos focados na evolução da jornada do paciente e interoperabilidade. Para saber mais, acesse: https://ctctech.com.br/