São Paulo, 18 de outubro de 2024 – As projeções econométricas do IBEVAR – FIA Business School mostram um aumento de 3,84% no quarto trimestre de 2024 em relação ao mesmo trimestre de 2023 e de estabilidade, em relação ao terceiro trimestre de 2024. Para os doze meses de 2024, projeta-se, neste momento, um aumento de 3,93%.
Consta-se, portanto, uma recuperação das vendas nos segmentos monitorados pelo IBGE. Entretanto, os dados provenientes das redes sociais relativizam esses números. Ou seja, incluindo um conjunto de serviços pode-se ter uma visão menos promissora do volume de negócios. Dos 42 segmentos, considerando o histórico de vendas, registra-se um patamar alto das intenções de compra para apenas 6 segmentos. A maioria posiciona-se em um nível baixo (52,4%). Além disso, para 31 segmentos, representando quase 74% do total, observa-se redução do volume comercializado para o próximo trimestre.
Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, “esse resultado é consistente com as projeções econométricas para o último trimestre do ano (estabilidade em relação ao terceiro de 2024), porém claramente com um forte viés de baixa considerando uma visão do varejo devidamente ampliada. Portanto, em que pese o resultado positivo para o ano, segundo as projeções fundamentadas nas séries fornecidas pelo IBGE, pode-se afirmar que a evolução do varejo é instável, isto é, não se identifica, por enquanto, um crescimento sustentável das vendas ao consumidor final”.
Sobre o estudo
Trimestralmente o IBEVAR – FIA divulga estudos amplos sobre as disposições de compra considerando dados do IBGE e levantamentos realizados nas redes sociais. A utilização de duas bases diferentes permite que se faça uma análise das tendências de consumo considerando perspectivas distintas. Ou seja, os dados secundários estão organizados de acordo com uma classificação pré-estabelecida pelo IBGE (a priori). Por outro lado, a classificação obtida com os dados colhidos nas redes sociais advém da própria manifestação dos indivíduos (a posteriori). Deve-se acrescentar que a avaliação direta a partir das redes sociais permite que se examinem às disposições de consumo também de outros segmentos do varejo não contemplados pelas estatísticas do IBGE, tipicamente diversos serviços que são também operações varejistas.

Sobre a FIA Business School – Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público – uma referência no Brasil e no mundo. Porque ensina você a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo – no mundo dos negócios e na sociedade. Sua fundação se deu por professores da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-USP) com a missão de desenvolver e disseminar o conhecimento e as melhores práticas em Administração. Os MBAs da FIA são credenciados pela AMBA (Association of MBAs), sediada em Londres e, desde 2004, frequenta as publicações internacionais de melhores MBAs, e EuropeanCEO. A graduação em Administração de Empresas foi avaliada pelo ENADE como a melhor em Administração em Negócios na cidade de São Paulo, e alcançou por três vezes consecutivas 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante.

Sobre o IBEVAR – O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados e tem como missão ser uma Instituição que congregue executivos e executivas de varejo, indústria e serviços, promovendo relacionamento profissional e social aos executivos que atuam direta ou indiretamente no mercado de varejo e consumo no Brasil. Nesse sentido, além de celebrar junto ao mercado o reconhecimento às empresas posicionadas no Ranking anual IBEVAR – FIA em variadas categorias do varejo, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo. E ainda, cria debates relevantes e networking de alto nível nos Encontros Temáticos e Encontros com Varejistas, eventos que acontecem periodicamente ao longo do ano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *