Dados de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024

Um levantamento realizado pelo marketplace Farmácias App entre os meses de  junho a agosto revelou que houve um crescimento na demanda de medicamentos relacionados a problemas respiratórios (asma, bronquite, descongestionantes nasais), especialmente em regiões afetadas pelas queimadas.

O aumento da demanda por medicamentos categorizados para o tratamento da asma aumentou de forma geral em todo o país, passando de 5,91% em 2023 para 6,24% a representatividade em 2024 (total de pedidos dentro das categorias RespiratórioGripes e Resfriados e Alergias e Infecções.) Produtos classificados para problemas respiratórios dobraram em proporção entre as categorias em relação ao mesmo período em 2023, passando de 1,68% para 3,26% de representatividade.

“Esse aumento sugere uma relação direta com a qualidade do ar que estamos respirando no país, alerta o gerente de marketing do Farmácias App, Henrique Mazza.

Estados diretamente afetados pelas queimadas como Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo tiveram aumentos ainda mais acentuados. Em Goiás, a representatividade de produtos para problemas respiratórios saltou de 1,52% em 2023 para 5,88% em 2024.

No Mato Grosso do Sul, apesar do baixo volume de pedidos, a categoria de descongestionantes nasais registrou um aumento impressionante, passando de 22% para 75% de representatividade.

Em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a procura por descongestionantes nasais também cresceu, indo de 26,6% em 2023 para 33% em 2024. Esses dados reforçam a hipótese de que a poluição causada pelas queimadas está afetando a saúde respiratória dos habitantes dessas regiões.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *