Programação diversa e inclusiva reúne filmes goianos e internacionais,
abertura traz “O Clube das Mulheres de Negócios”, da cineasta Anna Muylaert
O III Festival Internacional de Cinema de Goiânia (GIFF) anunciou que as inscrições para as oficinas de formação estão abertas e podem ser realizadas até 14 de novembro. Além disso, o festival divulgou a lista de filmes que compõem as mostras competitivas e não competitivas deste ano. O evento ocorre de 3 a 8 de dezembro, no Cine Ritz, na UEG Unidade Goiânia – Campus Laranjeiras e no Centro Cultural UFG.
A programação de abertura trará o filme “O Clube das Mulheres de Negócios”, da cineasta Anna Muylaert, conhecido por subverter os estereótipos de gênero ao criar uma sociedade fictícia onde os papéis de poder são assumidos majoritariamente por mulheres. O longa será exibido no dia 3 de dezembro, às 19h, no Cine Ritz, e o evento contará com a presença da diretora e das atrizes Maria Bopp e Grace Gianoukas. Muylaert destacou a importância do longa: “É um filme que vem causando comoção nos festivais ao retratar de forma invertida os padrões do patriarcado”.
Com mostras dedicadas ao cinema mundial, o GIFF reforça seu compromisso em destacar produções fora do circuito comercial, incentivando o intercâmbio entre realizadores locais e internacionais. Entre as mostras competitivas, a Mostra Origens, voltada a obras goianas e do Brasil que se dedicam à história e identidade do povo desses territórios, e a Mostra Ruptura, focada em filmes que desafiam o cinema comercial com estéticas inovadoras. O júri deste ano conta com o coordenador da É Nois Ki Tá Producões, Raphael Gustavo, o cineasta Benedito Ferreira, e a roteirista Julia Katharine.
Também haverá sessões não competitivas dedicadas ao público infantil e às produções acessíveis, como a Mostra Giffinho e a Mostra Acessibilidade, com filmes que contam com closed caption, audiodescrição e Libras. “O festival é um espaço de valorização para cineastas independentes de Goiás e de outras partes do Brasil e do mundo, oferecendo exibições gratuitas e acessíveis a pessoas de todas as idades, além de oportunidades de formação em áreas específicas do cinema. Toda a comunidade é bem-vinda em toda a programação, que será divulgada em breve”, destaca Geórgia Cinara, diretora artística do festival.
Além das exibições, o GIFF oferecerá oficinas gratuitas de capacitação em áreas como edição, direção de fotografia e curadoria de cinema. A oficina de Introdução à Edição de Vídeo será ministrada pelo designer Alex Fróes, enquanto o diretor de fotografia Larry Machado abordará o comportamento de câmera na oficina de Introdução à Direção de Fotografia para Cinema. Já a Introdução à Curadoria e à Programação será conduzida pelo professor de Cinema da UFMG Victor Guimarães. Todas as atividades formativas acontecerão entre os dias 4 e 6 de dezembro na Universidade Estadual de Goiás e no Centro Cultural da UFG.
Sobre o Festival Internacional de Cinema de Goiânia
Produzido pela CSD Filmes, com co-produção da Concha Filmes, e patrocinado com recursos do Programa Goyazes 2024, da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás. Possui apoio da Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal de Goiás, Cine Lume Ritz Goiânia, Fun House e Mushroom Comunicação. O projeto é patrocinado pelas empresas Hidráulica Brasil e Catral.