66% dos brasileiros planejam fazer compras na data. Especialistas dão dicas para aproveitar o período de vendas para encantar os clientes

Uma das datas mais aguardadas para este final de ano, a Black Friday acontece no dia 29 de novembro e promete um aumento nos resultados em vendas no comparativo com o ano passado. De acordo com uma pesquisa da Wake, feita em parceria com o Opinion Box, cerca de 66% dos brasileiros planejam fazer compras durante a data. Isso significa, de acordo com a plataforma Haus, um volume de pedidos 14% maior.

Do ponto de vista estratégico, a Black Friday simboliza uma oportunidade de estreitar o relacionamento com clientes. Para o especialista em vendas da CleverTap, Marcell Rosa, a personalização pode ser um dos diferenciais estratégicos para a data: “As marcas que criam uma experiência personalizada, que antecipam as necessidades e os desejos dos consumidores, estão à frente da competição. Entender o comportamento do consumidor e utilizar essa inteligência para criar campanhas segmentadas faz toda a diferença”.

Na Black Friday 2023, segundo a Adobe, os dispositivos móveis liderados por smartphones geraram  54% das visitas à internet e 37% das vendas on-line. O que, para Rosa, significa que ter uma estratégia voltada para o mobile não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade. “O mobile está no centro da jornada do consumidor. As marcas precisam garantir que seus sites e aplicativos estejam otimizados para uma experiência rápida e fluida. Nada afasta mais um consumidor do que um site lento ou um processo de compra complicado”, alerta Marcell Rosa,  Gerente Geral e Vice-Presidente de Vendas Latam da CleverTap, plataforma de marketing digital especializada em retenção e engajamento de usuários.

Para garantir destaque na data, Erich Casagrande, líder de marketing e especialista em SEO da Semrush BR, ressalta a importância de estratégias precisas: “Encarar o Google como uma vitrine digital é essencial: se você não é encontrado, o cliente simplesmente não entra. A Black Friday não é só sobre preço, é sobre visibilidade. Isso significa revisar descrições de produtos, otimizar imagens, e inserir palavras-chave estratégicas para cada etapa da jornada do cliente. Melhorar a experiência digital, desde aspectos técnicos ao conteúdo, é essencial para garantir posicionamento e conversões”.

Além disso, a data é uma excelente oportunidade para desenvolver ações não convencionais para atrair e fidelizar clientes. Para Rafael Pinto, diretor de Fullfilment da Daki, aplicativo de mercado online completo e referência em entregas ultra rápidas, “a Black Friday é uma grande oportunidade para as empresas fortalecerem conexões com os consumidores e expandir as vendas no setor varejista. Por isso, além de preços competitivos, é preciso pensar também em como oferecer outros benefícios que tornem a jornada do cliente ainda mais positiva. Nosso foco é manter a confiabilidade das entregas, assegurando uma operação e uma experiência impecável do início ao fim, mesmo em um cenário de alta demanda”, comenta.

Com uma estratégia que busca engajar os consumidores com ações que incentivem a recompra e a fidelização para além das tradicionais promoções, a empresa espera crescer mais de 30% nas vendas durante o período. “Esse ano realizaremos um sorteio exclusivo, no qual é possível concorrer a diversos prêmios, incluindo um carro 0km, que se estenderá ao longo de todo o mês. Nosso objetivo é reforçar nossa proposta de valor enquanto expandimos ainda mais a base de clientes”, destaca.

E para aplicar uma boa estratégia e aproveitar a oportunidade, é preciso definir um bom cronograma para garantir o sucesso da sua campanha. Segundo Fernanda Clarkson, CEO e Fundadora da SuperFrete, “é possível tanto trabalhar com promoções exclusivamente na última sexta-feira de novembro como começar a sua campanha já no início do mês, aumentando o tempo de ofertas. Independente de qual período você decida para a sua campanha, definir uma data para início e término é fundamental. Esse período definido impacta em vários aspectos cruciais, como o gerenciamento do estoque, a necessidade de contratações temporárias, o planejamento logístico e as estratégias de marketing.”

Uma visão importante é que a Black Friday tornou-se um momento estratégico para os negócios, especialmente, no varejo, onde surgem oportunidades valiosas para testar novas abordagens de marketing e analisar o comportamento do consumidor em uma campanha de ampla visibilidade. “Nesse período, o cliente é exposto a uma comunicação mais intensa, o que nos permite apresentar nossos produtos de maneira diferenciada. Reforçamos o estoque e integramos estratégias como a parceria com influenciadores, descontos progressivos e uma operação muito bem preparada para lidar com o aumento de fluxo nas vendas”, afirma Eduardo Abichequer, CEO da startup Yuool de tênis sustentáveis e minimalistas.

“Em termos de estratégia, percebemos também que é possível aplicar técnicas comuns em infoprodutos no varejo, criando uma jornada de compra mais atrativa e personalizada. Na Yuool, este ano, ofereceremos descontos personalizados para cada jornada de cliente, o que proporciona ao consumidor uma vantagem real ao conhecer nossos tênis e tornar-se nosso cliente”, afirma. Sobre organização e oportunidade de garantir a efetividade nas compras, o CEO ainda indica: “A Black Friday começa a ser planejada cinco, seis meses antes, visando maximizar o awareness e garantir que, até o grande dia, o cliente tenha sido impactado de maneira eficaz, reforçando nosso compromisso em oferecer uma experiência única e de valor”, conclui Abichequer.

Por fim, vale destacar que a temporada de compras de final de ano é uma oportunidade para atrair consumidores que já começam a se planejar semanas antes das grandes promoções. Segundo Maria Fernanda Antunes Junqueira, co-fundadora e Managing Director da Atolls na América Latina – grupo ao qual pertence o Cuponation, referência em cupons e descontos -, “o consumidor atual é mais estratégico e consciente do que nunca. Ele faz pesquisas, compara preços e utiliza diversas ferramentas para maximizar o seu poder de compra. Nesse cenário, a oferta de cupons de desconto se torna uma estratégia poderosa para capturar a atenção de clientes já preparados e engajados na fase de planejamento das compras. O cupom de desconto oferece uma forma clara de benefício ao consumidor, fazendo com que ele tenha a sensação real de estar fazendo um bom negócio”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *