Organizado pela Mensa, entidade global que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais em mais de 150 países, evento acontece entre os dias 15 a 18 de novembro e contará com palestras de especialistas e várias atividades de lazer   

 

Novembro de 2024 – O Rio de Janeiro (RJ) será palco de um grande encontro de superdotados de mais de 12 países, que vão se reunir para debater os direitos dos indivíduos com alto QI e os desafios de se ampliar a identificação deste público no Brasil e nas demais nações globais. Trata-se do GLAM 2024, organizado pela Mensa na América Latina, entidade global ligada à Mensa Internacional que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais em mais de 150 países.O encontro acontece de 15 a 18 de novembro, com a participação de cerca de 250 pessoas, incluindo membros da África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, EUA, Bélgica, Noruega, Suécia, Rússia e México, além da própria subsidiária brasileira, a Mensa Brasil.

O evento, que será realizado no South American Copacabana Hotel, na capital fluminense, contará com dezenas de palestras de especialistas e acadêmicos e várias atividades de lazer, com o intuito de promover ambientes descontraídos entre pessoas de alto QI e com vários interesses em comum. O nome do encontro (GLAM) foi criado pela Mensa Internacional e significa Gathering of Latin American Mensas.

Um dos destaques do evento será a mesa-redonda de abertura do evento, aberta à imprensa, que tratará dos desafios nas garantias dos direitos dos superdotados no Brasil e o aproveitamento do potencial desses indivíduos para o desenvolvimento da sociedade. O painel será apresentado pela jornalista e escritora Geovanna Tominaga e contará com as apresentações de Denise Arantes Brero (vice-presidente do Conbrasd), Carlos Eduardo Fonseca (presidente da Mensa Brasil), Thiago Abreu (advogado que trata de causas de superdotados), Kedman Bessa (professora que cuida de sala de recursos exclusiva para superdotados no Rio de Janeiro) e Priscila Zaia (psicóloga supervisora da Mensa Brasil).

O GLAM 2024 também vai abordar temas sobre saúde mental em meio às pressões sociais por alto desempenho, bem como discutir avanços e potencialidades da inteligência artificial, linguagem e desenvolvimento musical, entre outros.

Atualmente, a Mensa Brasil possui registros de 4 mil brasileiros com superdotação/altas habilidades identificados no território nacional. Destes, mais de 1,2 mil são crianças e adolescentes. Segundo o presidente da Mensa Brasil, o tema das altas capacidades cognitivas é de suma importância para o desenvolvimento do País.

“Identificar pessoas com inteligência alta é ferramenta fundamental para ajudar o Brasil a desenvolver políticas públicas de superdotação e altas habilidades, que hoje não alcançam a população a ser atendida. Segundo estudos, se até 11% da população é superdotada e menos de 27 mil têm atendimento na educação escolar, por exemplo, significa que o Brasil falha em identificá-los”, explica. “Portugal, país com similaridade cultural com o nosso, possui apenas 10 milhões de habitantes, mas tem 60 mil superdotados identificados. O Brasil pode e deve melhorar sua identificação de superdotados a fim de incentivar políticas públicas para este grupo tão carente de direitos”, observa Carlos Eduardo Fonseca.

“Trazer esse problema para o debate público é imprescindível para alcançarmos o pleno atendimento dos direitos de indivíduos com alto potencial. A Mensa tem papel fundamental neste trabalho, no sentido de contribuir com processos de identificação e proporcionar ambientes que auxiliem no desenvolvimento de potenciais dos indivíduos superdotados”, conclui.

Mais informações sobre o evento: https://mensaglam.org/cronograma

Para cobertura de imprensa do GLAM 2024, entrar em contato com Thiago Nassa (tnassa@gmail.com ou 11 99544-4954).

 

Sobre a Associação Mensa Brasil

Fundada em 2002, a Associação Mensa Brasil é a afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo. Ela congrega pessoas com altas capacidades intelectuais, tendo como único requisito de ingresso possuir QI acima de 98% da população em geral, comprovado por teste referendado de inteligência. A entidade coordena, representa e mobiliza seus associados, com foco em três objetivos principais: (i) identificar e promover a inteligência humana em benefício da humanidade; (ii) estimular pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência; e (iii) prover um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus associados. Mais informações em www.mensa.org.br

Sobre a Fundação Mensa Brasil

Braço da Associação Mensa Brasil, criada em 2024, tem como objetivos promover a educação, a realização de pesquisas, cultura, assistência social, a defesa e garantia de direitos, bem como o fortalecimento da sociedade civil, focada no público de superdotados e altas habilidades no Brasil. Mais informações em www.fundacaomensabrasil.org.br

Sobre a Mensa Internacional

Fundada em 1946, no Reino Unido, a Mensa Internacional é a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto QI do mundo. Foi criada com o objetivo de promover a inteligência como ferramenta estratégica para o desenvolvimento e a evolução da humanidade. A palavra Mensa significa “mesa”, em Latim, em referência à natureza de mesa-redonda da organização, representando a união de iguais, independentemente de características como etnia, cor, credo, nacionalidade, idade, visão política, histórico educacional ou socioeconômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *